Ativista Bradley Manning completa 1000 dias na prisão
Hoje Bradley Manning completa 1000 dias atrás das grades.
Ativistas de todo o mundo planejam usar o dia para chamar a atenção para o que consideram uma detenção injusta.
Manning é acusado de passar informações militares secretas ao site WikiLeaks.
As acusações contra ele incluem fraude, espionagem e auxiliar o inimigo.
Embora os promotores disserem que não pedirão a pena de morte, as acusações podem levá-lo a prisão perpétua. O que faz o milésimo dia importante é que a lei militar garante o direito a um "julgamento rápido". Especificamente, a regra 707 do Manual para Corte Marcial, "o acusado deverá ser levado a julgamento no prazo de 120 dias após ser detido ou acusado. Manning passou mais de oito vezes mais tempo na prisão, sem julgamento, do que a lei permite. Seu julgamento está marcado para o dia 3 de junho.
Emma Cape, organizadora da Rede de Apoio Bradley Manning e Coragem para Resistir, Um grupo que apoia "resistentes de guerra", explicou o raciocínio usado até agora pela promotoria para explicar o atraso. Liderada pelo Major Ashden Fein, a promotoria argumentou que o atraso foi necessário devido à quantidade de provas envolvidas. "É claro, a defesa argumentou que a acusação não tem feito tudo o que pode para obter evidências de vários departamentos governamentais", acrescentou.
Levou mais tempo para obter avaliações de danos de vários departamentos governamentais, incluindo o Departamento de Estado, que mostrou que não houve nenhum dano à segurança nacional, isso foi o centro de uma controvérsia. Os militares tendem a levar "speedy trial" seriamente. Cape chama a demora no caso Manning de "muito incomum". "Ninguém mais no Coragem para Resistir já trabalhou com esse tipo de atraso." "Todos os outros atrasos que o nosso Diretor de Projeto, Jeff Paterson tem conhecimento, foram aquelas acertadas por ambos os lados, o que não é o caso deste". Mais de 60 eventos e protestos estão programados em todo o mundo, do Havaí até Vermont, da Austrália até Uganda. Os maiores, de acordo com a Cape, é provável que sejam os de Nova York, Filadélfia, Los Angeles e São Francisco.
*http://www.anonymousbr4sil.com/2013/02/ativista-bradley-manning-completa-1000.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário