Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, agosto 22, 2011


Militante comunista, 23 anos, Camila Vallejo Dowling lidera o movimento estudantil no Chile em torna da causa da retomada da educação pública no país.

Camila é estudante do curso de Geografia, atuando há cinco anos na Juventude Comunista, foi eleita presidente da Federação Estudantil da Universidade do Chile (Fech). Ela comanda as grandes mobilizações que há dois meses mantém em xeque o governo do presidente Sebastián Piñera, mostrando-se capaz de movimentar milhares de pessoas em protestos pelo centro de Santiago.


Prestes a ressurgir

O jingle da campanha de Jânio Quadros à presidência é um dos mais famosos da história. Até hoje muitos de lembram dele. Certamente foi decisivo para sua esmagadora vitória.
O apelo da vassoura varrendo a "bandalheira", como se vê, é antigo - e funciona.
 
Nesses últimos tempos, a oposição neoudenista usou e abusou do moralismo para ganhar votos suficientes para tirar o poder do PT, já que não tem outra bandeira.
O problema todo é que, embora tenham acusado o governo Lula de, no mínimo, ser conivente com a corrupção, nunca fizeram nada, na prática para baní-la de suas próprias administrações.
É tudo papo furado. Quem vai acreditar que um sujeito como, por exemplo, o senador Álvaro Dias, passe incólume por um detector de mentiras? Ou que tantos outros aprendizes de Lacerda tenham coragem de abrir as suas contas bancárias - ou a de seus familiares?
O esforço que o governo Dilma está fazendo, extirpando da máquina administrativa os tumores que irradiam as células malignas para todos os cantos, recebe aplausos gerais da população e um tímido apoio dos políticos - incluindo os do PT.
É que, neste exato instante, todos eles estão se perguntando até onde a higienização irá. E, enquanto a resposta a essa pergunta não vem, todos correm riscos.
Outra coisa que intriga os nossos castos e puros políticos é sobre quem é, na verdade, essa mulher chamada Dilma Rousseff. Poucos sabem a resposta, mas a maioria já deve ter percebido que ela não é um Jânio Quadros de saias que precisa de uma marchinha para enganar o povo.
Nem de uma vassoura.
Pois com uma caneta ela pode fazer muito mais para livrar o país desse câncer chamado corrupção.
 
By: Crônicas do Motta / Com texto Livre

A ANISTIA INTERNACIONAL DENUNCIA PARA O MUNDO A FARSA NA LÍBIA


.http://www.freedomsphoenix.com/Uploads/Graphics/171-0305125731-obama-mussolini-Il-Douce.jpg

 http://silentmajority09.com/wp-content/uploads/2011/04/France-Bombs-Gaddafi-Libya-Benghazi.jpg

Mário Augusto Jakobskind

O jornal britânico The Independent publicou relatório da Anistia Internacional inocentando regime de Muammar Khadafi e incriminando os rebeldes que têm o apoio da Otan, responsável pelo bombardeio diário na Líbia. Ou seja, todas as denúncias de violências supostamente cometidas pelas forças do governo Khadafi, amplamente divulgadas pela mídia de mercado, não se sustentam. Entraram no rol do esquema que antecedeu a invasão do Iraque com as tais armas de destruição em massa, que nunca existiram. Serviram para justificar a invasão e posterior ocupação.
http://digitaljournal.com/img/9/2/1/3/9/6/i/5/4/2/o/us_soldiers_in_afghanistan.jpg
E imaginar que as denúncias sobre estupros em massa ordenados pelo regime de Khadafi, emprego de helicópteros e armas proibidas contra a população civil não foram comprovadas pela Anistia Internacional, que já denunciou prisões arbitrárias em vários países, inclusive quando na Líbia, o país norte africano estava sendo aceito pelos países que hoje bombardeiam e matam civis, dá para imaginar como mentem os “justiceiros” do mundo.

Na verdade, a Anistia encontrou indícios de que em várias ocasiões, os rebeldes em Benghazi fizeram deliberadamente declarações falsas e distribuíram versões mentirosas sobre crimes cometidos pelo governo líbio.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, que visivelmente faz o jogo do complexo militar baseou todas as suas acusações a Khadafi em “informes” inventados pelos rebeldes, segundo a Anistia Internacional.
http://21stcenturywire.files.wordpress.com/2011/04/hamilton-obama-dancing-lower-res-1024x791.png
 Obama, num momento de grande preocupação com o futuro da Líbia,demonstra aqui um visível desespero com o futuro deste povo
A mídia de mercado de todos os quadrantes ajudou, como de outras vezes, a dourar a pílula. Quer dizer, a farsa do Iraque se repete na Líbia. Os bombardeios diários da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que alguns canais de televisão denominam erradamente, por ignorância ou opção ideológica, de Aliança Ocidental, inventaram pretextos para intervir no país norte africano.

É inconcebível que esta prática se repita em todas as áreas do planeta onde há riquezas cobiçadas pelos Estados Unidos e demais países industrializados. E ainda pior: bombardeios inteligentes atingem alvos civis em nome de “intervenção humanitária”.
http://rootsaction.org/storage/libya-war.jpg
Espera-se que depois disso, a Organização das Nações Unidas, que deu o sinal verde para as ações contra a Líbia leve em conta o relatório da Anistia Internacional, ao menos o investigue de forma isenta, e mesmo reveja a posição adotada. Se não fizer isso e seguir dando pretexto para os bombardeios, a credibilidade da entidade vai à zero.

Que Barack Obama, Hillary Clinton, David Cameron e Nicolas Sarkozy, entre outros, façam isso, pode-se concluir que estão na verdade defendendo interesses econômicos, mas a ONU dando o aval é realmente desesperador.
http://anticap.files.wordpress.com/2011/03/libyan-democracy-83600.jpg?w=614&h=833
A maquina de propaganda nazi-euro-yankke funciona azeitada

O que teriam a dizer neste contexto a Presidenta Dilma Rousseff e seu Ministro do Exterior, Antonio Patriota? Afinal de contas, a Otan, com a chancela da ONU comete sérias violações dos direitos humanos. Ficar calado ou apoiar é na prática aprovar. Até porque, a própria Presidenta brasileira já deixou claro inúmeras vezes que se posicionaria onde se cometam violações dos direitos humanos.
http://exame.abril.com.br/assets/pictures/24189/size_590_dilma.jpg?1297961347
Mas é preciso tomar cuidado para não cair na armadilha estadunidense que bota a boca no trombone apenas contra países que não fazem o jogo da Casa Branca. A Arábia Saudita, governada por uma família real aliada de Washington, que viola diuturnamente os direitos humanos, não é condenada ou sequer citada pelos Estados Unidos, da mesma forma que a entrada de tropas sauditas no Bahrein para reprimir manifestantes é aceita como um fato normal.



Fonte: http://www.rededemocratica.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=274:anistia-internacional-denuncia-farsa-na-l%C3%ADbia

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário