Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, maio 25, 2014

Dilma rebate Ronaldo



A presidente Dilma Rousseff respondeu diretamente as críticas de Ronaldo, ex-jogador e membro do comitê organizador do mundial, que disse se sentir envergonhado pelo atraso nas obras da Copa de 2014.. "Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas

dilma ronaldo copa 2014
Dilma para Ronaldo: “Não vamos nos envergonhar” (Pragmatismo Político)
A presidente Dilma Rousseff decidiu responder, diretamente, às críticas formuladas pelo jogador Ronaldo sobre a preparação do País para a Copa de 2014. “Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre”, disse ela, durante discurso no 17º Congresso da União da Juventude Socialista, em Brasília.
Leia também: Romário chama Ronaldo às falas
Em entrevista à Reuters, Ronaldo disse que se sentia envergonhado pelo atraso nas obras da Copa. Na primeira resposta oficial, o ministro Aldo Rebelo, dos Esportes, afirmou que Ronaldo chutou a bola contra o próprio gol.
Dilma, embora não tenha citado Ronaldo, mandou um recado direto a ele, voltando a dizer que o Brasil realizará a “Copa das Copas”.

Espectro fantasmagórico

No mesmo discurso, a presidente Dilma partiu para o ataque contra a oposição ao afirmar que não irá permitir a volta dos “espectros fantasmagóricos” que aterrorizaram o país no passado. Dilma disse, ainda, que o retorno da oposição ao poder promoveria “atrasos” ao país e que as forças políticas “velhas” resultarão em “desemprego, recessão e arrocho salarial”.
“Quem tem lado sabe que é preciso estar atento, estar ao mesmo tempo com um olho no futuro e com um outro olho no passado. Este olho no passado é para evitar que outros e certos espectros fantasmagóricos tentem voltar com as ameaças às conquistas dos brasileiros”, afirmou em discurso dirigido aos jovens. Embora tenha evitado citar explicitamente o nome de partidos ou de pré-candidatos rivais, a petista mandou vários petardos endereçados ao PSDB do presidenciável Aécio Neves.
Segundo Dilma, os adversários já admitiram, caso sejam eleitos, que irão fazer uso de “medidas impopulares”, bem como reduzir “direitos que o povo e a nação conquistaram”, referindo-se às declarações recentes de Aécio, onde o tucano disse que adotará medidas impopulares desde que elas sejam favoráveis ao desenvolvimento do Brasil.
Antes da fala de Dilma, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, já havia feito um discurso onde acusava a oposição de usar a tática do “quanto pior, melhor”. “Não apresentam projeto, não apresentam saídas. Se concentram em tentar desconstruir o governo da presidente Dilma. Esse objetivo deles é o de quanto pior, melhor. Não podemos acreditar em gente desse tipo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário