Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, outubro 01, 2015

Aviação russa destruiu sede do Estado Islâmico na Síria

© REUTERS/ Eduard Korniyenko
M

As Forças Aeroespaciais atacaram à noite 8 posições do Estado Islâmico na Síria. Foram realizados mais de 20 voos de aviões Su-24m e Su-25.

Aviação russa destruiu um posto de comando e um armazém com munições na região de Idlib na Síria em resultado de ataques contra as posições do Estado Islâmico na noite precedente, informa o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.
"Foram destruídos a sede de grupos terroristas, um armazém de munições na região de Idlib, bem como um posto de comando fortificado de três níveis próximo da povoação de Hama", diz-se no comunicado.
À noite aviões russos liquidaram uma fábrica onde terroristas prepararam carros com explosivos.
Mais de 50 aviões e helicópteros da Força Aérea russa estão envolvidos na operação contra as posições do Estado Islâmico na Síria, informa o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia.
“O grupo de aviação foi instalado de forma muito rápida. Fomos capazes de fazer isso porque a parte principal das reservas de recursos materiais e armas estavam guardados no ponto de assistência material e técnica em Tartus [Síria]. Tudo que faltava fazer foi instalar a aviação e levar algum equipamento”.
A Rússia realiza ataques aéreos somente fora da zona povoada na Síria e utiliza informações confirmadas da inteligência. 
“Para evitar danos aos civis, os ataques aéreos russos visam locais rigorosamente fora das povoações e são baseados em dados de inteligência confirmados de várias fontes”, disse o serviço de imprensa.
Na manhã desta quarta-feira (30), o presidente russo Vladimir Putin pediu a permissão do Conselho da Federação russo para usar as Forças Armadas russas fora do país. O Senado russo aprovou este pedido por unanimidade.
Pouco depois se tornou público que as Forças Aeroespaciais russas deram início à operação aérea contra os terroristas do Estado Islâmico na Síria.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151001/2292185/sede-Estado-Islamico-Russia-ataque.html#ixzz3nKmA8ePe

Nenhum comentário:

Postar um comentário