Governo do PSDB: Caminhão paga R$ 9 mil por mês nos pedágios de SP
Toda a população é atingida pelos altos preços dos pedágios em São Paulo. As tarifas estão embutidas nos preços das mercadorias transportadas pelas rodovias pedagiadas e também nas passagens de ônibus.
No caso do transporte de mercadorias, a cobrança do pedágio deveria significar a redução do custo operacional do caminhão com uma estrada bem cuidada. Menos gastos com a manutenção do caminhão refletiriam em produtos com preços menores. Mas, a partir de uma determinada tarifa de pedágio, o efeito se inverte e acaba tendo um impacto negativo na economia como um todo.
Francisco Pelucio, do Sindicato das Empresas de Transportede Cargas de São Paulo e região (Setcesp), afirma que em São Paulo o pedágio tem impacto de 10% a 25% do custo do transporte. Para ele, um pedágio viável deveria representar até 3% do custo do transporte.
O pedágio paulista aumenta o “custo São Paulo”, principalmente levando em conta que 90% do transporte feito no Estado é pelas rodovias.
De acordo com estudo realizada pela Liderança do PT na Assembleia Legislativa, um caminhão de seis eixos, que roda 15.000 quilômetros ao mês (o que é normal segundo os transportadores) nas rodovias pedagiadas de São Paulo, pagará mensalmente R$ 9.459,00 de pedágio. No ano, serão R$ 113.508,00. Com combustível, esse mesmo caminhão gastará anualmente R$ 117.540,00. O gasto de pedágio do caminhão é quase o mesmo do combustível.
Eraí Maggi Scheffer, um dos maiores produtores de soja do Mato Grosso, afirma que levar soja para o Porto de Santos custa R$ 1.095,50, em cada viagem, só de pedágio, o equivalente a 42 sacas do produto.
O impacto nas passagens de ônibus
No Estado de São Paulo, linhas de ônibus intermunicipais, que atendem a população mais carente, apresentam as passagens mais caras porque têm embutida no preço o custo do pedágio.
O governo do Estado chegou a afirmar que o pedágio só atingia a classe média. Mas a verdade é que ele incide mais fortemente sobre a população de menor renda. Em algumas linhas do transporte intermunicipal, o pedágio embutido na passagem chega a 14% do preço total. Em algumas linhas o usuário paga R$ 0,70 a mais na viagem. Esse passageiro no final de um ano terá gasto de R$ 420,00 com pedágio, embutido na passagem do ônibus.
Lula ironiza “competência” tucana
“Eles têm de explicar como pode pedágio custar R$ 46 daqui a São Paulo e de São Paulo a Belo Horizonte (por rodovias são federais) custa R$ 7,70. Daqui a pouco o motorista vai ter de pagar o ar que respira.”Este foi Lula, ontem à noite, em Ribeirão Preto, no comício o que Dilma não pôde ir, por causa do nascimento de seu primeiro neto, Gabriel. O discurso de Lula, longe de adotar um tom de súplica por uma chance de dar um governo progressista a São Paulo, partiu para cima do mito da “competência” tucana.
- O motorista em São Paulo daqui uns dias vai estar até pagando para conversar com a mulher dento do carro. Com o valor do pedágio que eles cobram dá até para colocar brilhantes nas faixas das rodovias.
Mesmo sem citar nominalmente o Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e os governadores tucanos, que estão há 16 anos à frente do governo paulista, Lula afirmou que “eles demonstram que não têm competência para governar, porque a única coisa que aprenderam a fazer foi vender o que não era deles; bem público, estradas, ferrovias”.
- Quando eu entrei, em 2003, eles queriam vender a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa.
O presidente fez um apelo por mudanças: “São Paulo não pode ficar na mão de tucano a vida inteira. O Século 21 merece coisa melhor, merece mais arrojo, por isso a gente não tem que vacilar”.
A Batalha de São Paulo já tem o seu general.
*Tijolaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário