Iniciada beatificação de José Serra
O Papa emocionou-se ao receber a delegação: "vocês são um exemplo de bondade para o mundo".
Retirei a crônica abaixo do sensacional blog Tia Carnela e Zezinho.
Bento XVI inicia beatificação do Gov. Zezinho
Do enviado espacial ao VATICANO
Quando os homens falham, a Justiça Divina encarrega-se de resolver as coisas. Depois de assistirem o Fórum Econômico Mundial de Davos premiar o usurpador do Planalto como Estadista Mundial do Ano, os inúmeros admiradores do Presidente de Nascença e Mais Preparado dos Brasileiros viram a justiça chegar diretamente das mãos do representante de Deus na Terra.
O Papa Bento XVI autorizou hoje o início do processo de beatificação do Mais Piedoso dos Brasileiros, o governador Zezinho. Com isso, o Mais Caridoso dos Brasileiros poderá receber, ao final do processo, o título de Beato. Esse título, que vem do latim beatum (“feliz”, “bem-aventurado”), significa que a pessoa, por ter levado uma vida totalmente voltada para as virtudes cristãs, se encontra em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. A beatificação pode ser seguida pela canonização, quando a pessoa é declarada santa e torna-se objeto de veneração por toda a Igreja.
Trata-se do primeiro caso de beatificação iniciada ainda durante a vida do futuro beato. Segundo o Cardeal português José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, o Papa Bento XVI resolveu autorizar o início do processo de beatificação por conta das inegáveis virtudes do Grande Amigo dos Pobres de São Paulo, como carinhosamente se referiu a ele na solenidade de abertura do processo.
Os promotores do caso, como são chamados aqueles que solicitam e defendem a beatificação, são liderados pelo filantropo Tasso Jereissati e pela redatora de panegíricos Eliane Cantanhêde. Eles produziram um documento de mais de 50 mil páginas, a maioria delas notícias e colunas de jornal, que foi entregue ao Vaticano há uma semana. Face à inegável beatitude do governador Zezinho, o processo já foi analisado pela Congregação para as Causas dos Santos. Normalmente, esses processos tramitam por anos ou décadas.
VENERAÇÃO
Uma vez beatificado, o governador Zezinho poderá ser objeto de veneração. Segundo o Cardeal Saraiva Martins, a veneração atualmente existente não é reconhecida pela Igreja. Ele, no entanto, foi cauteloso. “É como o caso do menino Antoninho Marmo e da Menina Izildinha: deve ser respeitada como expressão da fé de pessoas simples e devotas como Otávio Frias Filho, João Irineu Marinho, Ricardo Noblat e outros.”
Os beatos podem ser venerados em localidades diretamente relacionadas à sua vida virtuosa. No caso do Mais Bondoso dos Brasileiros, o papa deverá definir se poderá ser venerado como Beato apenas no Estado de São Paulo ou em todo o Brasil. Isto dependerá da comprovação de sua atuação piedosa como ministro da Saúde.
Os promotores do caso juntaram documentos mostrando a extrema preocupação do Melhor dos Ministros da Saúde com os doentes do Brasil, o que o levou a distribuir ambulâncias por todo o país. Na ocasião, Zezinho foi acusado de fazer parte da máfia dos sanguessugas. O processo lembra a passagem bíblica (Mateus 5:11): “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós.”
O processo contém uma extensa enorme lista de outras ações do governador Zezinho, a demonstrar sua bem-aventurança na prática da Caridade cristã. Incluem desde histórias de sua infância como coroinha da Igreja São Rafael, na Móoca, até sua atuação como deputado constituinte.O vídeo abaixo mostra bem isso:
O processo contém uma extensa enorme lista de outras ações do governador Zezinho, a demonstrar sua bem-aventurança na prática da Caridade cristã. Incluem desde histórias de sua infância como coroinha da Igreja São Rafael, na Móoca, até sua atuação como deputado constituinte.
A beatificação exige pelo menos um milagre, mas uma extensa lista foi preparada pelos defensores da beatificação do governador Zezinho. O relator oficial do processo, o ex-ateu e ex-pensador Fernando Henrique Cardoso, declarou: “o maior dos milagres do Zezinho sou eu mesmo: era ateu e agora estou aqui no Vaticano!”
Entre os vários milagres listados encontram-se:
1) A multiplicação dos peixes, quando o Mais Cristão dos Brasileiros fez surgirem peixes no meio de túneis em São Paulo, para matar a fome dos desabrigados pela enchente;
2) A multiplicação de pedágios em SP;
3) A mudança de lugar de dois países inteiros, o Uruguai e o Paraguai (ver aqui);
4) A transformação de um político decadente em Conselheiro de Administração de importantes empresas estatais em um estado onde nem morava (ver aqui);
5) A não ocorrência de enchentes em SP, apesar das grandes quantidades de chuva que caíram no início de 2010;
6) A transmutação de uma secretaria de educação em secretaria de serviços gráficos.
TESTEMUNHOS
O processo reúne depoimentos de dezenas de admiradores das virtudes do Futuro Beato Zezinho. Segundo o jornalista Reinaldinho Cabeção, que conhece o governador Zezinho desde a infância, ele sempre foi um exemplo de bondade e devoção aos mais necessitados.
Em um depoimento colhido em um show da cantora Madonna no Rio de Janeiro, um rapaz mineiro comenta a grande capacidade do gov. Zezinho de trazer a concórdia por onde passa.
A conhecida especialista econômico-ambientalista, sra. Miriam Cochonne, compara o amor do governador Zezinho pela natureza ao de S. Francisco: “Ele ama todos os animais. Até os ratos e os insetos, que ele diz que são filhos de Deus, por isso não há problema se ficarem junto com as pessoas nas inundações. Não é lindo?”
PRÓXIMOS PASSOS
Com a abertura e julgamento do processo, em algumas semanas o Papa Bento XVI deverá assinar documento declarando o governador Zezinho o novo Beato brasileiro, juntando-se aos Beatos Anchieta, Mariano, Albertina, Lindalva, entre outros.
Depois disso, ocorrerá uma celebração em que o Grande Exemplo de Bondade e Respeito ao Próximo será publicamente designado Beato Zezinho. Os promotores da beatificação pretendem organizar a celebração no Palácio do Planalto, no dia 1 de janeiro de 2011, mas parece que o local já está reservado para uma festa de outra pessoa.
Comentários da tia Carmela
A tia Carmela recusou-se a comentar o fato. Ela apenas resmungou: isso já está indo longe demais. Já foi parar no Vaticano…
*CharlesBakalarczyk
Nenhum comentário:
Postar um comentário