Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sexta-feira, agosto 27, 2010

Mídia pode bisbilhotar, ministro?






[Bira.jpg]A QUEM INTERESSA?




Por que raios o PT , a candidatura Dilma ou quem quer que seja no âmbito progressista iria bisbilhotar o sigilo fiscal da apresentadora Ana Maria Braga? A quem interessaria, de fato, enredar a campanha do PT --como acusa Serra no leito da extrema-unção eleitoral -- numa trama improvável que transforma em vítimas de um mesmo redil alguns de seus 'homens de confiança e de caixa" e a apresentadora mais popular da televisão brasileira junto ao eleitorado feminino? Recorde-se que esta fatia majoritária do universo eleitoral, antes serrista, foi progressivamente conquistada por Dilma, que empatou e agora bate o adversário na preferencia das mulheres, por larga margem, em todas as pesquisas de intenção de voto. A própria apresentadora Ana Maria Braga já manifestou simpatia pela candidata à sucessão de Lula. Insuspeito de qualquer empatia equivalente, o comentarista da Folha, Janio de Freitas, sempre ácido contra Lula, alertava hoje de forma quase premonitória em sua coluna, na qual lamenta o abandono de Serra pelos seus próprios pares. Aspas: '...Menos pela excitação quase esportiva das pesquisas do que pelas atitudes de José Serra e do PSDB diante delas, a disputa eleitoral para a Presidência reduz-se a uma pergunta: o que dizer ainda a seu respeito? É verdade que a Polícia Federal, ao menos até agora, não entrou em cena, como fez nas últimas campanhas com insuspeitada vocação eleitoral, de feitos jamais esclarecidos dada a útil circunstância de que à própria PF coube o dever do esclarecimento.O ensaio de um ex-delegado federal não passou disso mesmo, agora, com o tal convite para abastecer de dados, sobre oposicionistas, um citado serviço de inteligência da campanha de Dilma Rousseff. Tempo há, mas seria impróprio atribuir a essa expectativa as atitudes de Serra e do PSDB diante da sua performance no skate em ladeira..." Recoloca-se a pergunta: a quem interessa a reedição de um 'caso Lunus' versão 2010? Em 2002, como se recorda, uma obscura ação da PF envolvendo como sempre malas de dinheiro fotogenicamente oferecidas ao Jornal Nacional e correlatos, tirou da disputa Roseane Sarney, então a principal rival de Serra na disputa pela primazia eleitoral junto aos interesses de centro-direita na sucessão de FHC. Como ironiza Janio de Freitas coube à própria raposa investigar o esquartejamento das galinhas nquele episódio. O caso nunca foi esclarecido, mas a família Sarney sedimentou uma esférica certeza: Serra deixou digitais na chacina.

(Carta Maior; 27-08)


Mídia pode bisbilhotar, ministro?


O ministro do TSE Marco Aurélio Mello disse ao JN que é golpe baixo e bisbilhotice acessar dados da receita. Mas quando é feito pela mídia e com propósito de atuar em campanhas políticas, ministro? Pode?

No ano passado, a mídia, em sua campanha contra a Petrobras, bisbilhotou dados da receita de diretores da empresa. Não só. Divulgou os dados e mentiu sobre as informações. Afirmou que havia enriquecimento ilícito com informações acrescidas de funcionários de cartório, o que depois confessaram. Leia no Blog da Petrobras.

Bisbilhotar, divulgar e mentir pode, ministro?

*abundacanalha


Bisbilhotice não é crime. Quebrar sigilo, é

Estranho e lamento a declaração do ministro Marco Aurelio de Mello sobre a suposta violação fiscal de tucanos de alta plumagem e outras pessoas, inclusive “famosos” e até integrantes do PCdoB. Ele não pode classificar de “bisbilhotice” e muito menos “intuir” autoria deste eventual invasão dizendo que “eles (quem?) ” não precisam disso. Parecem estar em situação confortável”, numa clara imputação ao PT desta atitude.

Não sei quem foi – e quem foi deve pagar por crime, não por bisbilhotice – mas pode ser qualquer coisa, inclusive armação ou ação de algum extorsionista.

Sei que o PT fez muito bem em acionar judicialmente José Serra por afirmar que haveria ligação entre isso e a campanha de Dilma.

Nossa campanha é limpa. Se, à sombra dela, alguém age errado que pague. Mas a gente já viu que em matéria de armação, a capacidade tucana é ilimitada.

Portanto, polícia para quem precisa de polícia. Nós, não. Nosso negócio é a luta política à luz do dia, diante do povo e com as armas da verdade.

PS. A propósito, acho que esta questão de sigilo fiscal de quem exerce função pública é meio hipócrita. Candidato tem de declarar publicamente seus bens, servidor público entrega todo ano na repartição sua declaração de IR. Isso passa na mão de meio-mundo…

*Tijolaço


FOLHA DE SÃO PAULO , O TABLÓIDE DA "MASSA CHEIROSA" , PROCURA 'FATO NOVO' DESESPERADAMENTE PARA EVITAR A DERROTA NO 1º TURNO DO "GRANDE MENTIROSO"




NA VERDADE, A FOLHA DE SÃO PAULO,O TABLÓIDE DA "MASSA CHEIROSA" , GOSTARIA DE DAR UM GOLPE DE ESTADO E COLOCAR O "GRANDE MENTIROSO" NO PODER

PARA PODER SE LOCUPLETAR DO BRASIL COMO O FAZ COM O ESTADO DE SÃO PAULO.
O INCONFORMISMO COM A DERROTA CEGOU O DONO DO TABLÓIDE E SEUS CAPACHOS.
ESCONDER E DISTORCER OS FATOS , ALÉM DE MENTIR DESCARADAMENTE NÃO É A FUNÇÃO DE QUEM SE DIZ ISENTO.
ISSO NÃO É DEMOCRACIA , ISSO É DITADURA.


*aposentadoinvocado


Mentira deslavada o encanador ss Erra

Incrível: Serra resolve o problema secular da água no Nordeste brasileiro
num programa eleitoral!

Como se diz no Ceará: "Vá mentir assim na baixa da égua " !

Veja o vídeo:
By: ContrapontoPIG

Cadê os comícios do Serra?

O fracasso de Serra é culpa dele e do PSDB. Serra e o PSDB/DEM fizeram oposição feroz e virulenta ao governo Lula e ao presidente Lula. Fizeram de tudo, no Congresso Nacional, para evitar a governabilidade. Em larga medida, não conseguiram. Entraram com ações no STF para barrar os programas do governo Lula, em especial os de cunho social: PROUNI, Pronasci, Território de Cidadania, entre outros. Derrotaram os programas de saúde do governo Lula votando contra a CPMF, que financiaria a Saúde. Na verdade, eles prejudicaram muito o povo brasileiro. Agora, vendo a popularidade do presidente Lula atingir mais de 80%, eles resolveram não ser mais oposição. Serra, com a maior cara de pau, usou a imagem do presidente Lula em seu programa eleitoral, como se fossem amigos.

Serra bateu o pé com o PSDB e saiu candidato, contrariando quem desejava o Aécio Neves. Demorou em assumir que era o candidato a presidente e depois pensou em desistir: quando Aécio recusou-se a ser seu vice, sentiu que iria perder. Mas FHC disse que era tarde de mais para ele recuar. Teve dificuldade imensa em conseguir um vice. Primeiro dava como certo o Arruda do DEM, tanto que bolou até um slogan: "vote em um careca e leve dois". Com o escândalo do mensalão do DEM, seu plano foi por água abaixo. Tentou vários nomes, mas ninguém aceitou. Na ultima hora resolveu que uma chapa pura era melhor, porque o DEM estava todo cagado. Durante menos de 24 horas teve como vice o Álvaro Dias. Pretendia barrar a candidatura de Osmar Dias no Paraná e deixar Dilma sem palanque. Na verdade, ele usou o Álvaro Dias. Não funcionou. O DEM bateu o pé, chiou, ameaçou retirar o apoio e o tempo na TV. Aí Serra aceitou o desconhecido Índio da Costa. Um deputado do RJ, moleque que diz gostar de ter amantes, ex-genro do Cacciola. Já nas primeiras bobagens, Serra teve de esconder o vice.

O programa eleitoral do Serra é um fiasco, é ruim, não é programa para quem quer ser presidente, está mais para candidato ao cargo de Secretário da Saúde do Alckmin. Serra não tem propostas, não tem planos de governo para o país, para a economia , para os projetos sociais. O negócio dele é bater na candidata Dilma e no governo Lula, poupando sempre o presidente. Serra se afastou das suas origens para enganar o povo. Cadê FHC, de quem ele foi ministro duas vezes? Serra já foi governo por 8 anos com FHC, e esconde que foi o maior entusiasta das privatizações. Por que Serra não coloca em seu programa os companheiros do DEM, como Agripino Maia, Aleluia, Rodrigo Maia, ou do PPS, como o Jungmann, o Roberto Freire, e do PTB, como o Roberto Jefferson? O Arthur Virgilio, do PSDB, que disse que daria uma surra no presidente Lula e agora mudou até de nome, é Artur Neto, recusa-se a aparecer. Sumiram todos.

Mas uma coisa me deixa especialmente curiosa. Cadê os grandes comícios do Serra nas capitais, com palanques repletos de aliados: FHC, Alckmin, Roberto Jefferson, Roriz, Kassab, Maluf, Yeda Crusius, o tal Índio da Costa, e toda a casta do PSDB/ DEM? Não tem por que? Falta de público?
Jussara Seixas
*desabafoBrasil

Serra é recebido com ovo em caminhada em Santa Catarina


Manifestantes atiram ovo contra carro de Serra na Grande SP


José Serra leva ovo e ouve gritos de "Brasil urgente, Dilma presidente" ! Péssimo sinal para os tucanos?




A TRAÍRA VELHA SE DEBATE

POR BRIZOLA NETO, DO BLOG TIJOLAÇO



Acho que se, um dia, quiserem rebatizar Judas Iscariotes, bem que poderiam botar nele o nome de Roberto Freire. Na verdade, em favor (?) de Freire talvez se possa dizer que Iscariotes traiu pelos 30 denários romanos.

Freire trai de graça, ou quase, pela sua absoluta falta de caráter. Tomou o que restava do Partido Comunista de Luís Carlos Prestes, um homem que, como disse certa vez o direitista Cordeiro de Farias, não era qualquer um que podia criticar. Quando esteve junto com o PDT, na campanha de Ciro, meu avô tinha horror de ter de falar com ele. A política, por vezes, obriga a certa coisas…

Hoje, todos sabemos que Freire não tem a marca do traidor, ele próprio é a traição. Ele perdeu todo e qualquer pudor de se entregar ao interesse das elites, da direita, do conservadorismo.
É um coronel sem votos, que sobrevive de emprestar sua repugnante expressão a qualquer causa antipovo.
*HistoriaVermelha

PT entra com ação contra Serra por injúria e difamação

Partido diz que tucano atacou a honra de Dilma e da sigla ao atribuir a elas o vazamento de dados sigilosos da Receita

O PT vai ingressar com mais uma ação contra o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, por injúria e difamação. A sigla alega que o tucano denegriu a honra da agremiação e de sua candidata, Dilma Rousseff, ao dizer que eles são os responsáveis pela quebra do sigilo do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de outras pessoas ligadas à campanha oposicionista.

“Nós vamos representar mais uma vez, processar mais uma vez José Serra, por injúria e difamação. Que aliás é recorrente em fazer acusações infundadas contra o PT e contra a campanha da companheira Dilma Rousseff. Nós já reiteramos que não encomendamos, não solicitamos, não mandamos, não determinamos, a quem quer que fosse, para montar, elaborar, construir, redigir, dossiês contra quaisquer pessoas membros ou não do PSDB”, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Além da injúria e difamação o PT vai entrar com uma ação Civil de indenização por danos morais contra o tucano. Os mesmos expedientes foram usadas em junho pelo partido, quando a quebra do sigilo de Eduardo Jorge veio à tona e Serra acusou o setor de “inteligência” da campanha petista de confeccionar dossiês contra os tucanos.

Além das suas ações, o PT apresentou, um julho, uma contra o vice de Serra, Índio da Costa (DEM), também por danos morais, quando o segundo homem da chapa tucana acusou o partido de ter ligações com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) e com o narcotráfico.

Oposição

Dutra reclamou da atitude da oposição, que classificou de “irresponsável e leviana” por atribuir ao PT os vazamentos de dados sigiloso da Receita. Segundo ele, o PSDB é seletivo para denúncias.

“Quando vazaram dados sigilosos sobre a manobra fiscal da Petrobras, que foi um vazamento criminoso, o PSDB usou o material para turbinar a CPI da Petrobras. Na ocasião ninguém reclamou de vazamento de dados. Nós somos contra qualquer vazamento e exigimos a apuração e responsabilização dos envolvidos”, disse.
*esquerdopata

http://1.bp.blogspot.com/_yijt8GXoKLA/THbtY8kZLoI/AAAAAAAALOU/uWCtL7H5O-E/s1600/Bye,_bye_,_Serra.jpg

Segundo o Ministro do TSE Marco Aurélio de Mello, a campanha de Dilma não precisa de Dossiês por estar em situação confortável nas pesquisas

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, tratou de desqualificar a tese oposicionista de quebra de sigilo e vazamento de dossiê. A Folha de São Paulo o procurou numa clara tentativa de usar a fala do ministro para legitimar a "denúncia" da oposição. Mas Mello não correspondeu às expectativas. Ele afirmou que a quebra de sigilo fiscal de adversários políticos é "golpe baixo", algo que, segundo ele, "não há espaço no campo eleitoral". E emendou: "Eles (a campanha de Dilma) não precisam disso. Parecem estar em situação confortável". Apesar da declaração, a Folha editou a entrevista dando a entender que Mello acusou os petistas de "golpe baixo.



As justificativas dos colonistas da Falha.

Talvez uma das poucas coisas que no momento atual são mais patéticas do que o desespero do "Serra-biruta" - que não sabe se é governo ou oposição, se vai duplicar ou acabar com o bolsa família, se vai gastar mais ou poupar mais, se é amigo ou inimigo do Lula - são as justificativas que os colonistas da Falha dão para sua derrocada.

Depois do Otavinho jogar a credibilidade do Data-Falha na lama, depois do fim da ilusão de que seria possível mudar a realidade com base na mentira, não restou outra coisa para sua "organização" a não ser a resignação. Agora todos seus colonistas, Fernando Rodrigues, Josias de Souza, Eliane "massa-cheirosa" Catanhede, Vinicius Torres Freire, etc. Põem-se a tentar explicar o que o Serra fez de errado. Sempre nos últimos 3 meses.

Dizem que Serra errou ao não ter valorizado o legado de FHC. Que Serra errou ao ter feito pouca oposição. Em resumo, que Serra errou porque não adotou determinada estratégia de marketing. Partem sempre do pressuposto que o povo é idiota, e que bastaria ao Serra escolher a estratégia de marketing correta que ganharia a eleição.

Não vêem o óbvio. Que a derrocada de Serra tem uma única justificativa, que eles insistem em não ver: O Governo Lula é um sucesso. É o melhor Governo das últimas décadas, e quiçá de toda a história desse país. E o povo não é bobo. O povo reconhece isso. Sabe que as condições de vida do brasileiro, materiais e "espirituais", melhoraram muito nos últimos oito anos. O brasileiro agora pode mais e sente mais orgulho de si mesmo.

Os colonistas do PiG acreditaram nas próprias mentiras que contaram nos últimos anos. Que todos os méritos eram do péssimo governo fracassado de FHC. E agora parecem um bando de loucos correndo em círculos. Acham que Serra cai porque não valorizou o legado do PSDB, quando na verdade é por causa desse legado, no qual aliás teve uma participação ativa, que ele cai. Sofrem de pseudolalia crônica.

Mais ou menos igual aos economistas do PSDB, que acreditaram durante anos, e continuam acreditando, que basta cortar os gastos do governo e dar "segurança jurídica" ao capital estrangeiro para o país crescer. Eles acreditaram e acreditam ainda nessa ideologia neoliberal que encontra-se ultrapassada em todo o mundo, inclusive nos EUA e na Inglaterra. Isso fica claro cada vez que algum alto quadro do tucanato abre a boca, apesar das promessas eleitoreiras do Serra. É isso que prova aquele vídeo que mostra como o Serra quebraria o Brasil durante a última crise econômica.

Mais ou menos que nem os modernos "cientistas-políticos de plantão", que estudaram 20 anos de democracia no Brasil e buscam tirar daí leis gerais que seriam supostamente válidas por todo o futuro da política do país. Como se a política fosse a-histórica. Assim, até 4 meses atrás esses pseudo-cientistas apareciam no PiG afirmando que "está mais do que provado que não existe transferência de votos no Brasil", que o "eleitor brasileiro só vota na pessoa e não em projeto político". Depois do fracasso de tentar mudar a realidade na marra, agora eles voltam ao PiG com discurso de que "essa eleição será paradigmática para toda a história do Brasil".


Nenhum comentário:

Postar um comentário