Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sexta-feira, novembro 19, 2010

19 de Abril dia da Bandeira

19 de novembro - Dia da Bandeira

A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório.
A ideia da nova bandeira deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.
A Bandeira do Brasil tem posições definidas para as 27 estrelas, que simbolizam os Estados brasileiros e o Distrito Federal, procurando reproduzir cada uma de suas posições aproximadas na esfera celeste. No centro da Bandeira, em destaque, existe a constelação do Cruzeiro do Sul, que segundo os historiadores, em 15 de novembro de 1889, às 8 horas e 30 minutos, momento histórico da proclamação da República, passava sobre o meridiano da cidade do Rio de Janeiro, antiga capital da nação.
As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina. O amarelo também era a cor simbólica da dinastia dos Habsburgos.
O círculo interno azul corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.
Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira.
Embora alguns digam que a faixa branca representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas.
O lema "Ordem e Progresso" é atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.
Curiosidades: - as estrelas da Bandeira são visíveis a olho nu de qualquer local do Brasil, embora em diferentes épocas do ano.
Explicando a Astronomia que está na nossa Bandeira
Nove constelações, com um total de 27 estrelas, estão representadas na nossa Bandeira. São elas (o seu "mouse" ajudará na identificação):
.
Constelaçãoestrelasestado que representa
Cão Maior
beta CMa = Mirzam alpha CMa = Sírius gama CMa = Wezen delta CMa = Muliphem epsilon CMa = Adhara
α CMa = SiriusMato Grosso
β CMa = MirzamAmapá
δ CMa = MuliphemRondônia
γ CMa = WezenRoraima
ε CMa = AdharaTocantins
Cão Menor
α CMi = PrócionAmazonas
Carina
α Car = CanopusGoiás
Cruzeiro do Sul
gama Cru = Gacrux delta Cru = Pálida beta Cru = Mimosa epsilon Cru = Intrometida alpha Cru = Acrux
α Crux = AcruxSão Paulo
β Cru = MimosaRio de Janeiro
γ Cru = GacruxBahia
δ Cru = PálidaMinas Gerais
ε Cru = IntrometidaEspírito Santo
Escorpião
iota Sco teta Sco = Sargas mu Sco chi Sco = Girtab lambda Sco = Shaula epsilon Sco = Wei alpha Sco = Antares beta Sco = Graffias
α Sco = AntaresPiauí
β Sco = GraffiasMaranhão
ε Sco = WeiCeará
θ Sco = SargasAlagoas
ι ScoSergipe
χ Sco = GirtabParaíba
λ Sco = ShaulaRio Grande do Norte
μ ScoPernambuco
Hidra Fêmea
alpha Hya = Alphard gama Hya
α Hya = AlphardMato Grosso do Sul
γ HyaAcre
Oitante
σ OctDistrito Federal
Triângulo Austral
gama TrA beta TrA alpha TrA = Atria
α TrA = AtriaRio Grande do Sul
β TrASanta Catarina
γ TrAParaná
Virgem
α Vir = SpicaPará
.
Localizando os estados na Bandeira do Brasil
Você sabia que além da Bandeira Nacional do Brasil, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais?

A Bandeira Presidencial e a Bandeira Vice-Presidencial.
Bandeira Presidencial
Bandeira Vice-Presidencial
A bandeira Nacional pode ser hasteada ou arriada a qualquer hora do dia ou da noite. Normalmente o hasteamento é feito às 8 horas e o arriamento às 18 horas, devido à claridade do dia. Somente no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, há um horário determinado para o hasteamento: às 12 horas, com solenidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário