Golfo do México: extensão do vazamento pode ser muito maior
Por Redação [Sexta-Feira, 11 de Junho de 2010 às 14:50hs]
A US Geological Survey, ligada ao governo norte-americano, divulgou nesta quinta-feira novos dados que indicam que o vazamento de petróleo provocado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon da British Petroleum pode ter chegado a 40.000 barris (cerca de 6,36 milhões de litros) por dia. Esta estimativa é mais do que o dobro das anteriores.
O professor de oceanografia da Florida State University, Ian McDonald, diz que a BP subestimou o volume do derramamento e sobre-estimou as suas capacidades para o conter. "Depois eles mudaram e tentaram recuperar o petróleo com este funil gigante. Mas 15 mil barris por dia claramente não é sequer metade do petróleo que é derramado."
O petróleo está indo para o mar desde 20 de abril, quando explodiu a plataforma. Depois de várias tentativas fracassadas de conter o vazamento, a BP conseguiu no dia 3 de junho começar a desviar o petróleo derramado para uma espécie de funil gigante. Segundo a companhia, por meio deste processo estão sendo recolhidos em navios mais de 15.000 barris (mais de 2,38 milhões de litros) por dia.
Na próxima segunda-feira, o presidente Obama fará a sua quarta visita ao Golfo do México, desde o início do vazamento, que afeta fortemente cinco estados norte-americanos. A população dos EUA é cada vez mais crítica face à gestão, havendo sondagens que apontam que sete em cada dez norte-americanos está descontente com a gestão da crise.
Por Esquerda.net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário