Secretário de Alckmin diz que problemas no trem e no metrô são normais. (E diz que a culpa dos transtornos é dos trabalhadores)
Tudo
na santa paz: Jurandir Fernandes considera "barbaridade" falar sobre
panes no trem e no metrô, como na estação Barra Funda, sempre vazia
(Foto: Danilo Verpa/Folhapress)
O
secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo,
Jurandir Fernandes, minimizou durante reunião hoje (18) na Assembleia
Legislativa as frequentes panes nas linhas de trens metropolitanos e do
metrô da capital paulista. “É uma barbaridade dizer que há colapso, seja
no trem ou no metrô”, afirmou a deputados que o convocaram para saber
sobre recentes acidentes na malha.
“Os
defeitos estão dentro do quadro estatístico. Não está havendo nenhuma
situação de perda de controle”, acrescentou. Questionado sobre os
acidentes ocorridos nas linhas 7 e 9 (em fevereiro) e 8 (janeiro) da
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que resultaram em
revolta da população, o secretário atribuiu a impressão de que há muitas
panes na rede metro-ferroviária de São Paulo à facilidade de
comunicação dos usuários e equívocos em classificar um defeito como
pane. “A interação dos usuários hoje com os meios de comunicação faz com
que todos saibam de tudo”.
O
secretário admitiu que ao longo dos primeiros cem dias do ano, a CPTM
sofreu 14 problemas e se continuar nesse ritmo pode chegar a 50. Em
2011, o sistema apresentou 42 problemas e em 2010, 49. “Se estivesse em
colapso população não estaria aderindo cada vez mais”, analisou
Fernandes.
Ele
também justificou investimentos menores no ano passado, por ter se
tratado “do primeiro ano” de um novo governo. Mas citou aumento do valor
destinado ao sistema ferroviário em relação aos governos anteriores.
“Foram cinco vezes mais se pegarmos 2003”, disse.
A
comparação de investimentos entre governos do mesmo partido e em alguns
casos do mesmo governador foi contestada pelo deputado estadual Gerson
Bittencourt (PT). “O senhor faz comparações relativas ao mesmo partido
que comandou o estado”, indagou.
Segundo
Fernandes, o estado poderia ter feito mais, mas as linhas 2-verde e
6-laranja ficaram paradas devido à demora nas licenças ambientais.
“Apanhamos. Houve muito tempo transcorrido em licenças ambientais”.
Denúncias de fraudes na licitação da linha 5-Lilás também paralisaram a
expansão da rede metro-ferroviária. “Três obras inteiras com problemas.
Passamos o ano parado”, argumentou.
Para
o secretário, os investimentos no sistema têm sido suficientes, o
treinamento da equipe "está muito bom", mas é preciso modernizar os
homens, uma vez que os trens já são novos. "Temos deficiências que é a comportamental. A questão de comportamento (dos trabalhadores) é dramático", descreveu.
Para
Bittencourt, as justificativas do secretário foram “parcialmente
satisfatórias” e as ações do governo “precisam ser mais ousadas e
criativas”. “A região do ABC tem ônibus com idade média de 10 anos. Tem
ônibus rodando com 17, 18 anos, em péssimas condições”, criticou. “São
informações que precisam ser aprofundadas, a rede é boa, mas o
planejamento deixa muito a desejar.”
A
imagens abaixo são frutos da "deficiência comportamental " dos
trabalhadores paulistas, segundo o secretário tukkkano. E o pior é que a
maioria desse povo votou e vai continuar votando nos tukkkanos. Falar o
quê...
*Cappacete
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