Pesquisa: 87% dos brasileiros acreditam que a mídia representa interesses dos próprios donos
Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a mídia representa
os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e dos
políticos
Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a mídia representa
os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e dos
políticos
Apenas 7,8% dos brasileiros acreditam que os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população.
A conclusão é de um levantamento feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a
pedido da Fundação Perseu Abramo. Segundo a pesquisa, 34,9% dos
entrevistados acham que a mídia defende seus próprios donos, 31,5%
acreditam que os meios de comunicação estão do lado de quem tem mais
dinheiro e outros 20,6% disseram que os grandes veículos defendem os
políticos.
A Mark, sob coordenação dos professores Gustavo Venturi e Vilma Bokani,
entrevistou 2.400 pessoas em 120 municípios de pequeno, médio e grande
porte. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
De acordo com a sondagem, apenas 21,9% dos entrevistados concordam que a
mídia noticia os fatos de maneira totalmente imparcial, 27,9% pensam
que os meios de comunicação só defendem os interesses da elite e 18,6%
acham que os jornalistas têm liberdade total para decidir o que é
publicado. Para 45% dos entrevistados a liberdade dos jornalistas é
parcial.
Ainda de acordo com o levantamento, a internet hoje é tão acessível
quanto os jornais impressos. As duas plataformas estão presentes na vida
de 43% dos entrevistados. A TV aberta continua na liderança com 94% de
presença e o rádio em segundo lugar com 79%. A TV por assinatura é
citada por 37% dos entrevistados e as revistas por 24%.
A pesquisa mostra que 29,8% das pessoas buscam os jornais para se
informar sobre assuntos locais e 22,6% para ler notícias nacionais e
internacionais. A situação se inverte quando a plataforma é a internet,
usada por 25,9% para saber de temas nacionais e internacionais e por
22,5% para notícias locais.
O levantamento mostra ainda que a maioria absoluta da população, 60%,
desconhece o fato de que as TVs são fruto de concessão pública e 49,5%
acreditam que a programação é definida em parceria entre empresários e
governo.
Ao serem informados que a maior parte dos meios de comunicação pertence a
apenas 10 famílias, 39,8% consideram que isso é ruim para o país e
22,7% acham bom.
De acordo com a pesquisa da FPA, 71% dos brasileiros defendem a criação
de mais regras para regular a programação das TVs. Informações da
Agência Estado
*Ajusticeiradeesquerda
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