Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sexta-feira, outubro 28, 2011

Que Libia surgirá?

A OTAN vai cobrar o contrato de guerra, que existiu mesmo, não foi verbal nem informal. Foi escrito e assinado pelo “Conselho Revolucionário”...
A Líbia - seu povo, lógico - vão ter que pagar as despesas e gastos com os aviões, navios, bombas, balas, armas leves fornecidas aos rebeldes, metralhadoras pesadas das caminhonetes, balas, gastos com os agentes da CIA e OTAN infiltrados, enfim, tudo... e vc já sacou né: com os poços de petróleo...
Agora que o cobra vai piar...
E com todos os erros de Kadafi, é medieval e absurdo o que fizeram, assassinando um líder político que muito tbém fez pelo seu País e povo. Devia ser julgado civilizadamente, apesar de me conter ao lembrar de Alcy Cheuiche, em seu livro “A Guerra dos Farrapos” (Martins Livreiro – Editor, Porto Alegre, 10ª edição, pág. 15) “Que ousadia querer interpretar os sentimentos, os dramas, os sonhos, as revoltas de um povo tão distante ...”, no caso, de nossa cultura ocidental.
Posso estar enganado, mas a Líbia não vai se unir tão facilmente em torno de um estado laico e democrático...vai levar alguns anos dividida e destroçada em disputas tribais e religiosas até se tornar também cultura irreversível o modo democrático de viver... enquanto isso, vampiros transnacionais dos EUA, França e outros vão selecionar novos e confiáveis líderes políticos – outros não confiáveis, a CIA e parceiros matarão, jogando culpa no terrorismo e em kadafistas sobreviventes - para sugar suas riquezas naturais e reconstruir os prédios e infra-estrutura do país com suas empresas de construção civil... e para tanto vai impor um regime de força... fascista como estão tentando impor no Egito pós queda de Hosni Mubarack.
Mas sempre acredito na resistência e luta dos trabalhadores(as) – obreiros(as) e empresários(as) -, que a história demonstra nunca deixaram e deixarão de lutar e impor às elites monopolistas e financeiras, caminhos democráticos e socialistas às nações, mesmo que lento e gradual...
Um dia não muito longe, pode ser que os mesmos “homens da guerra” vão tentar uma guerrinha na Venezuela pelo Petróleo, na Bolívia pelo gás natural, e no Brasil pela Água e pelo petróleo do Pré-Sal. E não vão faltar apoiadores aqui dentro, insuflando o povo brasileiro contra os “vermelhos” petistas e comunistas...
*comtextolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário