Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, setembro 22, 2013

"Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas",


"A opressão é algo construído dentro das relações sociais mecânicas e leva muitos a agirem de determinadas maneiras, por mais que não queiram.”

"Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas", de Augusto Boal, ganha reedição pela Cosac Naify


 
 
Reeditado pela Cosac Naify, "Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas" mostra por que Augusto Boal é ainda tão atual
 
por Marsílea Gombata — publicado 20/09/2013 05:06, última modificação 20/09/2013 09:14
 
Uma obra escrita em 1974 que é, a cada dia, mais atual. A afirmação seria um paradoxo se não dissesse respeito ao clássico de um dos mais influentes pensadores brasileiros: Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas, de Augusto Boal. O livro, que ganha nova edição pela Cosac Naify, mostra-se contemporâneo na medida em que trata de uma questão estrutural, espinha dorsal das relações sociais: a opressão. Esta é questionada por Boal, que busca fazer do teatro uma arma contra tal mecanismo.
 
“A opressão não é um acidente na sociedade, é central. Não é periférica, é estruturante”, explica Julián Boal, filho e discípulo do dramaturgo que escreve o posfácio da reedição. “Quando falamos de opressão, estamos falando de uma estrutura da sociedade que independe da nossa vontade. A nossa vontade pode apenas ser solicitada para lutar contra essa estrutura.”
 
Com técnicas que questionam a hierarquia e a divisão de tarefas dentro da engrenagem social, o livro de Boal tem por principal objetivo mostrar que “todo teatro é necessariamente político, porque políticas são todas as atividades do homem, e o teatro é uma delas.” Aqueles que tentam separar um do outro, alertava o pensador nascido no Rio de Janeiro em 1931, buscavam conduzir o espectador ao erro, atitude igualmente política. “(...) as classes dominantes permanentemente tentam apropriar-se do teatro e utilizá-lo como instrumento de dominação. Ao fazê-lo, modificam o próprio conceito do que seja o “teatro”. Mas o teatro pode igualmente ser uma arma de liberação.”
 
Seguindo esse posicionamento, a obra busca elucidar a transformação que sofreu o teatro ao longo da história. O que era representado pelo povo cantando livremente, enquanto “o criador e o destinatário do espetáculo teatral”, foi radicalmente quebrado pela aristocracia, que teria passado a estabelecer divisões: “algumas pessoas iriam ao palco e só elas poderiam representar enquanto todas as outras permaneceriam sentadas, receptivas, passivas: estes seriam os espectadores, a massa, o povo.” O sistema passaria, então, segundo o dramaturgo preso e torturado pela ditadura em 1971, a ser respaldado pelo “sistema trágico coercitivo de Aristóteles” e pela burguesia que transformou tais protagonistas em “indivíduos excepcionais, igualmente afastados do povo, como novos aristocratas”.
 
O antídoto contra o "poderoso sistema intimidatório” eficaz para as classes dominantes, seria, então, a filosofia de Bertold Brecht contra o chamado teatro “digestivo”, “hipnotizante”, que serve de “gabinete de compensação para aventuras não vividas”. No entanto, observa Julián, onde o dramaturgo alemão critica a questão de como se atua nesse sistema, Boal vai além: questiona quem atua e propõe a todos dividirem os papéis e serem parte da engrenagem do teatro.
 
Como produto final, o espetáculo seria para o brasileiro eleito "Embaixador do Teatro Mundial" pela Unesco, portanto, “o início de uma transformação social necessária”. “O fim é o começo!”, dizia sobre o processo de apoderamento de consciência ao qual deve ser levado o espectador depois de participar da experiência coletiva.
 
Maniqueísmo. Ainda que sejam antagônicos, oprimidos e opressores não devem ser encarados como “anjos e demônios”, uma vez que “quase não existem em estado puro”, observa o livro sobre os diferentes papéis sociais que temos de assumir no dia a dia. “Se formos olhar, opressor e oprimido são o contrário do maniqueísmo. A partir do momento em que você fala disso, sai da categoria moral e vai para a política", explica Julián. "A opressão é algo construído dentro das relações sociais mecânicas e leva muitos a agirem de determinadas maneiras, por mais que não queiram.”
 
Apesar da impossibilidade de se criar conceitos estáticos e definitivos acerca do opressor, oprimido e opressão, uma vez que essa também sofre transformações, o legado teórico deixado por Boal como instrumento questionador do sistema de classes é inegável. Mas quais seriam os frutos herdeiros do Teatro do Oprimido perceptíveis até os dias de hoje? “Vemos sua influência em vários lugares e de diferentes maneiras. Há muitos grupos que fazem teatro coletivo, e isso começou com o Teatro de Arena, no qual todos dividiam tarefas e participavam de tudo, desde a administração até a dramaturgia”, lembra Julián ao citar a apropriação do teatro fórum (forma de teatro do oprimido que mescla recursos teatrais conhecidos com ações diretas) pelo MST como processo de formação de militantes. “A beleza deles é tentar dialogar com os presentes momentos.”
*Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário