Qualidade era item em excesso
Via R7
Estreia – Uma Noite em 67
Brasil, 2010. Direção de Renato Terra, Renato Calil.
Sabe-se que a maior parte do arquivo da antiga TV Record perdeu-se de diversas maneiras, inclusive nos incêndios que abalaram a emissora. De qualquer forma, existem poucos registros da fase de ouro dos festivais e daqueles incríveis programas musicais que eles produziram naquela época. Uma perda irreparável já que era uma “época de ouro” da música popular brasileira, que só deixa saudade e uma certa tristeza de estarmos vivendo um momento de relativa seca criativa.
Dos tapes que sobreviveram o mais completo é o do III Festival de 67, inclusive porque existe também um outro material, com entrevistas feitas por Cidinha Campos e Raul Juliano, nos bastidores da premiação. São os dois que servem de base para este festejado documentário que no entanto se sustenta na emoção. 1) dos que viveram aquele momento e agora o reveem nostálgicos. 2)dos que lamentam não terem tido idade para estarem lá.
MPB-4 e Chico Buarque - Foto Wilson Santos/CPDoc JB
Afinal, este é o festival em se consagrava os pouco conhecidos Gilberto Gil, Mutantes , Caetano Veloso (com Domingo no Parque e Alegria, Alegria), que tinha Roberto Carlos e Elis Regina (que pouco aparecem no filme) como competidores e ainda o escândalo provocado pelas vaias e o violão quebrado de Sérgio Ricardo. Sem esquecer Chico Buarque e sua Roda Vida e Edu Lobo e Marilia Medalha (a grande ausente nos depoimentos) como os vencedores.
Ou seja, só com o material original da Record, o filme já estava feito. O resto que fizeram é o básico. Entrevistas com os jurados (Sergio Cabral, Chico de Assis, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello), e com os vencedores, todos ainda em ação. Umas poucas falas do lendário Tuta Carvalho (dono da Record na época. hoje supervisionando a Jovem Pan). E pronto. Nada de mais curioso (como ouvir por exemplo a Tellé Cardim, chefe das vaias que até hoje ainda trabalha na Rede Record) ou ousado ou investigativo. Agradável de ver, mas ainda distante do documentário definitivo que poderiam ter realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário