A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) finalmente conseguiu fazer a campanha das propagandas em ônibus no Brasil. A partir de semana que vem, dia 13 de dezembro, aparecerão nas cidades de Salvador e Porto Alegre ônibus com propagandas com frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas.” As propagandas ficarão nos ônibus por cerca de um mês.
O mote da campanha é o slogan "Diga não ao preconceito contra ateus", que aparece em quatro peças diferentes acompanhando imagens e frases polêmicas. Uma delas afirma "A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas". Em outra aparecem Adolf Hitler e Charles Chaplin ilustrando o texto "religião não define caráter".
A campanha traz ainda a foto de um avião atingindo o World Trade Center com os dizeres "Se Deus existe, tudo é permitido" - em referência à famosa citação em contrario do romance "Irmãos Karamazov", de Dostoievski. Outra peça afirma "Somos todos ateus com os deuses dos outros", mostrando imagens de um deusa hindu, um deus egípcio e um deus palestino - Jesus.
“O prazo pode se estender, se tivermos doações”, diz Daniel Sottomaior.
Somos cerca de 2% dos brasileiros, ou 4 milhões de ateus. Mas muitos têm medo de se expor devido ao preconceito de amigos, chefes e familiares. Isso tem que acabar.
O site da Atea diz: “A campanha dos ônibus não procura fazer desconversões em massa. Nossos objetivos são conseguir um espaço na sociedade que seja proporcional aos nossos números, diminuindo o enorme preconceito que existe contra ateus, e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas, que só existe quando o Estado é verdadeiramente laico — o que está muito, muito longe de acontecer.”
Esse tipo de campanha começou em 2009 no Reino Unido, terra de Richard Dawkins, e se espalhou por inúmeros países com resultados distintos. A campanha deu certo nos Estados Unidos e na Espanha, causando polêmica, mas a veiculação foi proibida na Itália e a veiculação foi recusada na Austrália pela empresa que seria responsável.
A campanha era para ocorrer na cidade de Sâo Paulo mas, depois de conhecer o conteúdo dos anúncios já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo alegando legislação que proíbe temas religiosos. Bom, contanto que nenhum religioso possa fazer propaganda nesses ônibus, pra mim tá bom. Senão, é processo neles.
Foram gastos cerca de 10 mil reais na campanha. Metade vieram de pequenas doações no site da Atea e a outra metade veio de um mecenas paulista que quis permanecer anônimo.
O legal mesmo é que pegou bem na época do Natal, uma época onde as pessoas tendem a ficar mais chatas com esse negócio de religião. Mas acho que, além de ônibus, deviam fazer outdoors também.
*comtextolivre
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