Em Sete anos Prefeitura de S.Paulo aumenta gastos com publicidade 11 vezes
Os
gastos da prefeitura da capital paulista com publicidade cresceram nos
últimos sete anos em ritmo muito maior que o Orçamento do município.
Enquanto os investimentos na imagem do governo aumentaram 11 vezes ou
1.114,34%, o Orçamento da cidade cresceu cerca de 150%, ou uma vez e
meia. Levantamento realizado pela liderança do PT na Câmara Municipal
aponta que a inflação acumulada do período, medida pelo Índice Nacional
de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de aproximadamente 43%.
“O Orçamento da prefeitura para propaganda se aproximou de R$ 9,8 milhões, em 2005, para R$ 126,5 milhões em 2011. Esse crescimento demasiado de um único item tem a ver com a necessidade de melhorar a imagem do prefeito Gilberto Kassab (PSD), uma vez que a gestão dele deixou de construir, entre outras coisas, creches e corredores de ônibus”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Francisco Chagas (PT). No mesmo período, o Orçamento destinado a toda a cidade passou de R$ 15,2 bilhões para R$ 38,7 bilhões.
“O Orçamento da prefeitura para propaganda se aproximou de R$ 9,8 milhões, em 2005, para R$ 126,5 milhões em 2011. Esse crescimento demasiado de um único item tem a ver com a necessidade de melhorar a imagem do prefeito Gilberto Kassab (PSD), uma vez que a gestão dele deixou de construir, entre outras coisas, creches e corredores de ônibus”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Francisco Chagas (PT). No mesmo período, o Orçamento destinado a toda a cidade passou de R$ 15,2 bilhões para R$ 38,7 bilhões.
GASTOS DA PREFEITURA PAULISTANA COM PUBLICIDADE
Ano | Orçamento aprovado (R$) | Orçamento atualizado (R$) | Empenhado (R$) | % empenhado/orçamento aprovado |
---|---|---|---|---|
2005 | 9.783.000 | 23.453.840 | 23.453.840 | 239,7% |
2006 | 23.340.000 | 30.586.768 | 29.436.768 | 126,1% |
2007 | 35.550.000 | 68.450.000 | 66.915.000 | 188,2% |
2008 | 36.500.000 | 39.700.000 | 39.700.000 | 108,8% |
2009 | 30.951.000 | 90.187.000 | 90.182.743 | 291,4% |
2010 | 126.300.000 | 115.218.599 | 115.190.000 | 91,2% |
2011 | 126.496.685 | 126.293.710 | 104.057.776 | 82,3% |
2012* até fev | 118.799.000 | 118.799.000 | 26.712.453 | 22,5% |
Desde
2005, os gastos com a divulgação da prefeitura aumentam em relação ao
Orçamento aprovado e aos gastos praticados nos anos anteriores. Chagas
explicou que, embora a Casa Legislativa aprove a cada final de cada ano o
Orçamento de secretarias, empresas municipais e subprefeituras para o
ano seguinte, a prefeitura faz atualizações e eleva os gastos além do
previsto.
Anualmente, a prefeitura vem gastando até três vezes mais do que o valor aprovado pela Câmara Municipal. Apenas em 2010, quando a previsão de investimentos foi de R$ 126,3 milhões e, em 2011, cujo orçamento foi de R$ 126,5 milhões, os gastos ficaram em 91,2% e 82,3%, respectivamente, da rubrica aprovada pelo Legislativo. Entretanto, o valor aprovado já era 12 vezes maior do que o de 2005. Em 2012, o valor do Orçamento para publicidade é de R$ 118,8 milhões, uma redução de R$ 8 milhões sobre o ano anterior, mas nos dois primeiros meses deste ano, a prefeitura já empenhou 22,5% – R$ 26,7 milhões.
Na visão de Chagas, a propaganda maciça da prefeitura é necessária para encobrir metas que o prefeito propôs, mas não cumpriu. “Em dois meses deste ano, a prefeitura já gastou mais do que o Orçamento e o valor empenhado em 2005. Por outro lado, o uniforme escolar sofreu atraso de um ano”, disse. Não estão inclusas na dotação orçamentária de publicidade, as despesas com propaganda de empresas públicas como SP Turis, SP Trans e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Anualmente, a prefeitura vem gastando até três vezes mais do que o valor aprovado pela Câmara Municipal. Apenas em 2010, quando a previsão de investimentos foi de R$ 126,3 milhões e, em 2011, cujo orçamento foi de R$ 126,5 milhões, os gastos ficaram em 91,2% e 82,3%, respectivamente, da rubrica aprovada pelo Legislativo. Entretanto, o valor aprovado já era 12 vezes maior do que o de 2005. Em 2012, o valor do Orçamento para publicidade é de R$ 118,8 milhões, uma redução de R$ 8 milhões sobre o ano anterior, mas nos dois primeiros meses deste ano, a prefeitura já empenhou 22,5% – R$ 26,7 milhões.
Na visão de Chagas, a propaganda maciça da prefeitura é necessária para encobrir metas que o prefeito propôs, mas não cumpriu. “Em dois meses deste ano, a prefeitura já gastou mais do que o Orçamento e o valor empenhado em 2005. Por outro lado, o uniforme escolar sofreu atraso de um ano”, disse. Não estão inclusas na dotação orçamentária de publicidade, as despesas com propaganda de empresas públicas como SP Turis, SP Trans e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Apesar dos altos
investimentos em publicidade e comunicação com a imprensa, Chagas
avaliou que São Paulo perdeu o protagonismo por “falta de visão e
iniciativa política”. “Esses recursos servem para disfarçar tantas
promessas não cumpridas”, alegou. Há nove meses de terminar seu mandato,
Kassab cumpriu 62 metas (27,8%) das 223 propostas no início de seu
mandato, de acordo com levantamento feito este mês pela Rede Nossa São
Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário