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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quinta-feira, março 29, 2012

Organizações humanitárias e mídia a soldo do petróleo saudita ou Lembram-se da iraniana condenada à morte por apedrejamento?

 

Nem todas são Sakineh

A execução de Amina
Lembram-se de Sakineh?
A jovem iraniana condenada a morte por ter cometido adultério?
Uma história triste, que chegava do Irão e que ocupou as páginas dos diários de todo o mundo.
Sakineh teve a apoio das organizações humanitária do planeta, tal como Avaaz, Human Rights Watch ou Amensty International. Até surgiram blog para salvar a vida dela, por exemplo Liberdade para Sakineh.
A história da rapariga era mais uma demonstração da crueldade do regime dos ayatollah: um País sem coração, governado por monstros, atrasado e inimigo da Humanidade. Um País que deve ser combatido e democratizado.
Afinal Sakineh não foi lapidada. Apesar de ter assassinado o marido com a ajuda dos dois amantes (o que não é coisa tão simpática, mas este é um pormenor que as associações humanitárias esquecem frequentemente), Sakineh não foi justiçada e continua nas prisões do Irão. Mas o País continua a ser um regime de monstros.
Lembram-se de Amina bint Abdul Hamis bin Salem Nasser?
Acho que não. Esquisito, pois com um nome assim não deveria ser difícil lembrar dela. Mas ninguém conhece a mulher. Aliás: conhecia. Pois Amina foi justiçada em Dezembro com a acusação de bruxaria na província setentrional de al-Jawf, na Arábia Saudita.
Amina foi a decapitada.
Agora tenho um vazio na memória. É que não consigo lembrar dum blog tipo Liberdade para Amina, nem de campanhas de Avaaz, Human Rights Watch ou Amnesty International.
Estranho, não é? Onde estão as mulheres que choravam cada vez que aparecia o rosto de Sakineh?
Mais: na Arábia o caso de Amina nem é uma excepção, é a regra.
Pouco antes da decapitação de Amina, na cidade de Medina tinha sido decapitado um sudanês, "culpado" de bruxaria também. Neste caso o homem foi forçado a confessar sob tortura e nem um advogado foi-lhe concedido.
'Abd Allāh bin ʿAbd al-ʿAzīz Al Saʿūd
Um País demasiado rígido? Nem por isso, pois não há só decapitação: há o enforcamento e o apedrejamento também. Neste aspecto a Arábia oferece várias soluções.
E para poder experimenta-las (não todas, só uma delas...): assassinato, estupro, assalto à mão armada, tráfico de drogas, homossexualidade, bruxaria, adultério, apostasia e sabotagem.
Funciona? Sim, funciona bem: em 2011 foram realizadas 79 execuções, em 2010 tinham sido 27 e em 2009 67. O topo foi alcançado em 1995, quando 191 pessoas foram mortas pelo Estado, mais da metade de nacionalidade estrangeira; isso para que ninguém pense na Arábia como um País de racistas.
É normal, portanto, que um homem ou uma mulher condenados sejam arrastado até a morte logo fora da mesquita, onde são amarrado, ajoelhados aos pés do carrasco e da espada dele, diante de uma multidão que grita "Alá Akbar" ("Deus é grande").
Assim morreu Amina. E as organizações que ficaram sem voz para salvar Sakineh? Nem um pio. E porquê? Porque a Arábia Saudita é boa. Vejam o simpático rosto do rei 'Abd Allāh bin ʿAbd al-ʿAzīz Al Saʿūd: é um rosto que sugere bondade, confiança. Um homem assim não pode ser mau e nem o petróleo dele.
O Irão? O Irão é mau, vê-se logo.
Demonstração: queria matar Sakineh.
Ipse dixit.
Nota: acerca do mesmo assunto podem ler este artigo do blog O Tempo Chegou, escrito na altura dos acontecimentos.
Fontes: NewNotizie
*GilsonSampaio

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