Rússia concede asilo de três anos para Snowden


Rússia concede asilo de três anos para Snowden

A medida do governo de Putin permite que o ex-analista da NSA se torne cidadão russo e que tenha residência fixa no país onde está asilado
Por Redação
O governo da Rússia concedeu ao ex-analista da NSA (National Security Agency), Edward Snowden, uma permissão de residência, que na prática significa um asilo político com validade de três anos. “A decisão sobre a solicitação foi tomada e a partir de 1º de agosto de 2014 Edward Snowden receberá uma permissão de residência de três anos”, declarou o advogado de Snowden, Anatoli Kucherena.
Com o novo asilo, Snowden poderá viver na Rússia até o dia 1º de agosto de 2017 e, tecnicamente, poderá viajar para qualquer lugar do mundo, algo que o seu advogado não aconselha. “Ele deve pensar sobre sua segurança. Seu estilo de vida é bastante modesto. Partimos do tom das declarações dadas pelo departamento de Estado americano e por outros políticos”, disse Kuchrena.
O representante de Edward Snowden também explicou porque não foi dado o asilo de cinco anos. “Por que três anos e não cinco? As pessoas que têm cidadania de outro país, em geral, obtêm permissão de residência por três anos e aqueles sem cidadania, por cinco anos”, esclareceu.
Atualmente, Edward Snowden conta com a proteção de segurança privada, recebe um salário e também ajuda financeira de ONGs. Kucherena declarou, ainda, que o seu cliente sente saudades da família. mas que não sabe se voltará algum dia para os EUA, já que é acusado de alta traição e procurado pela justiça norte-ameriaca.
Foto de capa: Wikicommons
*Fórum