O parecer jurídico elaborado por Ives Gandra da Silva Martins e que defende a hipótese de impeachment de Dilma Rousseff foi encomendado por um advogado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e que integra o conselho do Instituto FHC. As informações são da Folha de S. Paulo.
O documento, escrito por Ives Gandra, foi solicitado por José de Oliveira Costa, que confirmou à Folha que trabalha para FHC: “sou advogado dele”. No entanto, ele nega que o documento tenha caráter político: “Não tenho ligação nenhuma com o PSDB. Nem sei onde fica o diretório.”
Martins nega que a peça tenha pretensões políticas e destacou que o documento é “absolutamente técnico”. ‘Para mim, é indiferente se o cliente é o Fernando Henrique Cardoso ou uma empreiteira’.
O jurista disse que cobrou pela peça, mas não informou o valor. Já advogados ouvidos pela Folha dizem que a peça pode custar entre R$ 100 mil e R$ 150 mil.
Vale ressaltar que, em artigo publicado no último domingo (1), Fernando Henrique incita juízes, procuradores e a mídia a ir até as últimas consequências na apuração dos desvios da Petrobras. Questiona pela Folha, FHC disse que soube na última terça que Costa encomendara o parecer. Para FHC, “neste momento”, o impeachment “não é uma matéria de interesse político”.
*DCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário