Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, agosto 24, 2015

Esclarecimentos: Sérgio Moro entra com ação contra o blog Limpinho & Cheiroso


Sergio_Moro39_Post_Acao
Antes de mais nada, agradeço muito as mensagens de apoio e solidariedade recebidas pessoalmente, pelas redes sociais e por alguns blogs.
Na tarde de sexta-feira, dia 21/8, um oficial de justiça do Ministério Público Federal de São Paulo foi à sede (minha casa) do blog Limpinho & Cheiroso entregar uma intimação do doutor Sérgio Fernando Moro para eu prestar “esclarecimentos em procedimento penal instaurado pela suposta prática de crime contra a honra de servidor público em exercício da função, de acordo com os fatos narrados nos documentos em anexo” [leia a íntegra no final deste post].
No documento PR-SP-00058151/2015 – Intimação 73/2015, assinado pela doutora Heloisa Maria Fontes Barreto, procuradora da República em São Paulo do Ministério Público Federal, o doutor Sérgio Moro diz que, devido a seu envolvimento na Operação Lava-Jato, são publicadas notícias das mais variadas posições.
“A abordagem [das notícias] tem sido majoritariamente favorável aos trabalhos realizados.
O ora requerente [Sérgio Moro] acredita que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são fundamentais ao exercício da democracia.
[…]
Não obstante, principalmente em alguns blogs da internet de reputação duvidosa têm sido veiculadas afirmações falsas, caluniosas, difamatórias e injuriosas a respeito do ora requerente [Sérgio Moro].”
Depois disso, o documento afirma que outros blogs, além do Limpinho, veiculam “afirmações falsas, caluniosas, difamatórias e injuriosas” contra ele. Sérgio Moro também avalia que as pessoas atacadas no post têm reputação ilibada e o “advogado Irivaldo Joaquim de Souza é um dos homens mais honrados que ele já conheceu”. Além disso, Moro declara que ele e sua esposa, Rosângela Moro, estão sendo alvo de notícias caluniosas devido a seu trabalho na Operação Lava-Jato.
Esclarecimento do blogO Limpinho, que é um clipping de notícias de outros blogs, replicou amatéria, que motivou a ação, do Plantão Brasil, mas poderia ter pego o texto de qualquer outro blog, como se pode perceber numa rápida pesquisa no Google. Nunca, jamais, em tempo algum, o Limpinho quer caluniar, difamar e injuriar qualquer pessoa ou instituição. Nosso intuito é trazer o maior número possível de informações que não constam (ou estão escondidas) na “grande mídia” e em blogs. Na ação de crime contra sua honra, doutor Moro não ataca a liberdade de imprensa, mas o modo como a notícia foi publicada e que, segundo ele, é falsa.
Sergio_Moro41_Post_Google
Minha consciência está tranquila quanto ao “crime” (que não cometi) contra a honra do doutor Sérgio Moro. Até fui alertado em um comentário feito pelo “Agente da Cia Sibá” que seria processado. Pelas palavras usadas, percebe-se o nível do comentarista-fake.
“esse coro dos desesperados é enfadonho e hilário ao mm tempo. perdeu cambada de fdp petralha! Dei print e vou entrar na justiça por difam e calúnia, seus bostas moles.”
Sergio_Moro40_Post_Comentario
Na segunda-feira, dia 24/8, vou conversar com os advogados doSindicato dos Jornalistas de São Paulo para encaminhar minha defesa. Não comentarei mais sobre o assunto até seu desfecho, mas o blog funcionará normalmente (até onde der). Depois, faço outro post com mais informações.
Há braços de luta
Miguel Baia Bargas
Editor, dono e único postador do Limpinho & Cheiroso
23/8/2015
Atualização: O documento abaixo foi inserido no post em 23/8/2015 às 18:25.
Acao_Moro01
EPSON MFP image


Acao_Moro05A
Acao_Moro06
Acao_Moro07

Nenhum comentário:

Postar um comentário