A Revista Veja não é mais um veículo jornalístico de alta qualidade. Esta publicação optou por um caminho sensacionalista em que vale mais o impacto da manchete do que a precisão e o cuidado com a informação. Por esta razão, professorXs de vários Estados do Brasil lançaram um abaixo-assinado para declarar que não confiam mais na revista.

“Não seremos fonte para seus repórteres e não a utilizaremos como fonte de informação em hipótese alguma” – declaram. E convidam todos para assinar o abaixo-assinado em repúdio à revista. Se a “moda” pega, os próximos poderão ser os artistas, os políticos, os secundaristas, os sindicatos… Veja o manifesto abaixo e inspire-se.
VejaMente

Não à revista Veja

Para professores, professoras, alunos e alunas do Ensino Superior
Diante das inúmeras notícias de imprecisões jornalísticas praticadas pela Revista Veja nos últimos anos, os/as Professoras, Professores e intelectuais abaixo-assinadas/os pedem à comunidade acadêmica brasileira e internacional e se comprometem pessoalmente a não servirem de fonte para a Revista Veja, recusando-se a falar para seus repórteres e profissionais, e a não manterem colunas ou blogues ligados a esta publicação para evitar conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial.
imprensa-fascistaOs/as abaixo assinados/as também pedem a todos os/as Professores, Professoras, alunos e alunas de graduação e pós-graduação que, ao assinarem este documento, se comprometam a não utilizara Revista Veja como fonte de informação em qualquer trabalho, dissertação ou tese, a menos que esta publicação seja seu objeto de estudo.
Alessando Martins Prado – Professor da UEMS
Dimitri Dimoulis – Professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV
Fabiana Severi – Professora de Direito da USP de Ribeirão Preto/SP
Fábio Balestro Floriano – Professor de Direito e Relações Internacionais
Fernando Costa Mattos – Professor de Filosofia na Universidade Federal do ABC/SP
Gisele Araújo – Doutora em Sociologia, Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
José Carlos Moreira da Silva Filho – Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e na Faculdade de Direito da PUC-RS e Vice-Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
Sergio Graziano – Doutor em Direito, Professor da Universidade de Caxias do Sul (RS), do Programa de Pós Graduação em Direito (Mestrado). Advogado Criminalista em Santa Catarina.
José Heder Benatti – Doutor em Ciência e Desenvolvimento Sustentável, Professor de Direito Agroambiental da Universidade Federal do Pará.
João Ricardo W. Dornelles – Professor PUC-Rio. Coordenador-Geral Núcleo Direitos Humanos PUC-Rio, Membro Comissao Estadual Verdade do Rio de Janeiro
José Rodrigo Rodriguez – Doutor em Filosofia pela UNICAMP. Professor do PPG da UNISINOS/RS e Pesquisador do CEBRAP – Núcleo Direito e Democracia/SP.
José Soares Filho – Juiz do Trabalho do TRT da 19ª. Região, Aposentado. Professor Universitário.
Katya Kozicki – Professora da UFPR e PUCPR
Marcella Beraldo de Oliveira – Doutora em Ciências Sociais – UNICAMP, Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Juiz de Fora
Marcelo Cattoni – Professor da UFMG
Márcio Gontijo – Advogado em Brasília
Maria Cristina Cardoso Pereira- Profa. Adjunta do curso de direito da Universidade Federal de Goiás – CAJ
Marta Rodrigues Assis Machado – Professora Escola de Direito de São Paulo da FGV
Rogerio Dultra dos Santos – Doutor em Ciência Política, Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense
Taysa Schiocchet – Professora do PPG da UNISINOS/RS
Uirá Menezes de Azevêdo – Professor de Direito da Univ. do Estado da Bahia (UNEB)
Vera Karam de Chueiri – Professora da UFPR

*http://daoquepensar.com.br/universidades-se-unem-contra-a-revista-veja-e-o-inicio-do-fim/