Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

terça-feira, julho 20, 2010






Sarah Palin revivida



A cada frase digitada pelo Twitter, ou fala captada pela imprensa, o candidato a vice na chapa de José Serra, o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), abraça com mais afinco o papel de Sarah Palin em território nacional. Personagem de fama recente, Palin é a ex-governadora do Alasca que, um dia, sonhou ser vice-presidente dos Estados Unidos ao lado de John McCain, pelo partido Republicano.

Da mesma forma que acontece com Serra em relação ao DEM e PSDB, McCain não gravitava em torno de uma parcela considerável do eleitorado mais tradicional, alinhado radicalmente à direita. A solução encontrada por lá foi arrumar alguém que representasse tal discurso. Falas moralizadoras e beleza física foram o “DNA” da ex-governadora.

McCain perdeu a eleição para Barack Obama, mas deve a Palin a votação expressiva entre os extremistas. Se continuar repetindo parte dos trejeitos da colega americana, Índio não deve se preocupar quanto ao futuro. Palin fixou-se no meio político dos EUA, idolatrada pela parcela conservadora do eleitorado. Índio é, até aqui, o personagem que topou verbalizar anseios da direita mais à direita. Discurso que nenhum tucano parece disposto a bancar.
dosamigosdopresidentelula


Ex-governadora do Alaska (EUA), Sarah Palin, a ultradireitista, sem-noção, e running mate na chapa "republicana" (bushista) do candidato conservador John McCain, que acabou perdendo para o "democrata" Barack Obama, nas eleições presidenciais de 2008.


Qual a verdadeira identidade de José Serra ?


Nasceu para ser estátua


Quem é José Serra?

Deixe aqui sua contribuição para a lista de títulos que José Serra merece.

Ele não é apenas O MAIS PREPARADO PARA GOVERNAR O BRASIL. Ele também é:

* O Maior de Todos os Brasileiros
* O Mais Preparado dos Brasileiros
* O Presidente de Nascença
* A Glória dos Paulistas
* O Orgulho da Nação
* O Economista e Engenheiro Mais Sábio de Todos
* O Maior Presidente Que a UNE Já Teve
* O Orgulho da Móoca
* O Sábio dos Sábios
* O Maior de Todos os Filhos da Pátria
* O Melhor Brasileiro de Todos os Tempos
* O Presidente que Todos os Países Queriam Ter
* O Luminar dos Luminares
* O Gênio Mais Brilhante de Todos
* O Mais Sábio dos Brasileiros
* A Fina Flor de São Paulo
* O Mais Inteligente dos Homens
* O Mais Honesto dos Seres
* O Esplendor da Raça Humana
* O Homem Que Já Nasceu Presidente
* O Príncipe dos Economistas
* O Maior dos Filhos do Tietê
* O Presidente de Todos os Paulistas
* O Maior Sábio Que Já Existiu
* O Mais Brilhante dos Economistas
* O Incomparável Gestor Público
* O Mais Preparado Dentre os Mais Preparados
* O Orgulho da Nação Brasileira
* Aquele Que é Somente Virtudes
* O Clímax da Inteligência Humana
* O Mais Preparado de Todos os Homens Que Já Exisitiram
* A Solução Para o Brasil
* O Novo FHC
* O Maior dos Prefeitos Que São Paulo Já Teve
* O Maior dos Governandores Que São Paulo Já Teve
* O Melhor Ministro Que o Brasil Já Teve
* O Melhor dos Secretários Estaduais Que São Paulo Já Teve
* O Maior dos Senadores Que o Brasil Já Teve
* O Maior dos Deputados Federais Que o Brasil Já Teve
* O Homem Que Faz a Lapa Tremer
* O Mais Preparado dos Homens Públicos
* O Novo Lincoln, O Novo Bismarck, O Novo Churchill, O Novo De Gaulle
* O Orgulho dos Economistas
* Aquele Que Sabe Tudo o Que é Preciso Saber
* O Mais Brilhante Aluno que Já Passou pela Escola Politécnica
* O Economista Mais Brilhante de Todos
* O Político Mais Bem Preparado da História da Humanida
* O Homem Que Sabe Tudo
* O Mais Perfeito e Impoluto dos Seres
* O Farol da Nação Brasileira
* O Grande Homem Que O Brasil Tem para se Redimir
* O Maior dos Políticos
* O Mais Preparado Dentre os Gênios
* O Mais Cristão dos Políticos Brasileiros
* O Lider Impoluto
* O Pai de Toda a Ética

doconversaafiada

O SONHO SOCIAL-DEMOCRATA ACABOU E FOI FHC QUEM LEVOU O PSDB AO ÍNDIO DA COSTA E À EXTREMA-DIREITA



http://anatomias.mediasmile.net/democracia.jpg

A responsabilidade pela presença de Índio da Costa (deputado do DEM já apelidado de Sarah Palin, vice republicana nas últimas eleições dos EUAS e que representa a ala mais conservadora) como vice de José Serra é de Fernando Henrique Cardoso e remonta à eleição de 1994. Fernando Henrique é o grande articulador que colocou o PSDB na extrema-direita. Não era para menos, Plínio conta como FHC traiu quem lutava contra a ditadura.

O PSDB era para ser um partido como o próprio nome diz, social-democrata, mas o destino diz lhe reservou outra posição na política. Em 1994, ao articular uma aliança com os setores mais conservadores e atrasados do Brasil, muitos crescidos na política à sombra da ditadura militar, FHC jogou o PSDB no caminho da extrema-direita. FHC estava interessado em poder, em ser presidente da República, e sacrificou o PSDB para isso. O governo de Fernando Henrique foi um governo dos sonhos do DEM, com desemprego, concentração de renda, liberalismo exacerbado, privatizações e pressão intensa contra as conquistas sociais da população, seja no campo do trabalho ou do bem-estar social. Depois de FHC, o PSDB criou uma identidade próxima ao DEM. Além disso, o crescimento do PT em todo o Brasil fez com que os dois partidos não pudessem mais se separar.

O PSDB sonhou um dia em ser o que o PT é hoje, um partido liberal-democrata com um viés social. O PT está completamente integrado ao liberalismo e isso irrita profundamente os tradicionais ideólogos do PSDB. Esse deveria ser o papel do PSDB, mas a aliança os 16 anos com o DEM (ex-Arena, PDS, PFL) provocou um amálgama ideológico inseparável. Atualmente não é possível saber se José Serra é mais ou menos à direita do que Sarah Palin ou Índio da Costa. Acusar o estado Boliviano de traficante, acusar o PT de ligação com às Farcs, narcotráfico etc mostra que não há política públicas para o país, mas fantasmas. O DEM é o fantasma do PSDB e o sonho social-democrata acabou, se é que um dia existiu.

doeducaçãopolitica


Demo-tucanos colocam em quarentena o "Serra Palin"

O vice de José Serra, deputado Indio da Costa (DEMos/RJ), já ganhou o apelido de "Serra Palin", uma alusão à Sarah Palin do Serra (leia a nota abaixo sobre de quem se trata).

Sarah Palin surgiu como "revelação" como candidata a vice nos EUA, assim como os demo-tucanos pensaram que seria o "Serra Palin".

Sarah, ao longo da campanha estadunidense foi monstrando-se inexperiente para a política nacional, cometendo desde gafes inocentes, fotos desconcertantes, até grandes deslizes. Posições que deveriam ser só conservadoras resvalaram para preconceituosas e até com conotações racistas contra Barack Obama.

Ao longo da campanha percebeu-se que a vice trazia mais incômodos do que ajudava. No fim da campanha, contabilizando ganhos e perdas (inclusive a perda da eleição), ficou a certeza do erro na escolha.

Serra e os demais demo-tucanos estão preocupados com seu "Serra Palin".

Escalado para "bater" em Dilma e no PT no início, os demo-tucanos colocaram o "Serra Palin" de quarentena. No twitter, ele postou poucas mensagens desde a delinquência, fugindo da polêmica, e nada falou à imprensa.

Os cacique demo-tucanos receiam que o "Serra Palin" cometam novos deslizes que, em vez de fazer estragos na campanha de Dilma, faça na de Serra, como o recente episódio que o levou a receber 3 processos de uma só vez, inclusive criminal.

dosamigosdopresidentelula

Nenhum comentário:

Postar um comentário