Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, julho 05, 2010

USA obama CENSURA informação sôbre DESASTRE ECOLÓGICO




EUA limitam liberdade de imprensa

na cobertura do desastre ambiental provocado pela BP

Onde estão os histéricos do PIG que ainda não denunciaram esse grave atentado à democracia?
Recebo mensagem do cientista Vanner Boere:
Prezado Feil,
O Scienceblogs, um conglomerado de blogs científicos, divulgou ontem que funcionários do governo estadunidense, federais e locais, estão dificultando o registro por filmes, por fotos e o trabalho da imprensa em registrar o desastre ambiental do derramamento de óleo no Golfo do México pela BP.
Parte da comunidade cientifica está interpretando que essa atitude é um desrespeito à Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que se refere às limitações na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa, entre outras. Só o presidente dos EUA poderia tomar essa decisão, e apenas quando há risco da segurança nacional.
A imprensa insiste em informar que esse “pode ser o maior desastre ambiental dos EUA”. Não é. Esse é o pior desastre ambiental causado pelo homem em todos os tempos. As correntes marinhas que passam naquela região do Golfo do México, se espalham por milhares de quilômetros ao norte, ao longo da América do Norte, do Ártico e costeando a Europa. Essa corrente esquenta o oceano e ameniza as correntes frias que vem do Ártico. Muito da vida nessas partes do oceano depende da integração entre correntes que faz proliferar milhares de espécies de microrganismos que servem como base na cadeia alimentar marinha. A propagação da real dimensão do desastre pode colocar a hegemonia dos EUA em cheque, e dessa vez por seus aliados europeus e vizinhos norte-americanos (Canadá e México).

Veja detalhes aqui:
Prof. Dr. Vanner Boere
Departamento de Medicina e Pesquisa
Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais
By DiarioGauche


Nenhum comentário:

Postar um comentário