Brasil ultrapassa Espanha e Canadá e já é 8ª maior economia
A economia brasileira ultrapassou durante o período de crise o Canadá e a Espanha e passou a ser a oitava maior economia mundial, relegando a Espanha para nona maior economia, diz hoje o jornal espanhol Expansión.
De acordo com o jornal espanhol, comparando o crescimento das dez maiores economias nos períodos entre segundo trimestre de 2006 ao primeiro de 2007 e do segundo trimestre de 2009 ao primeiro de 2010, a Espanha perde a oitava posição para o Brasil e passa a nona maior economia do mundo (comparando apenas o seu Produto Interno Bruto nestes períodos).
A economia brasileira ultrapassa ainda a canadiana, que passa a ser a décima maior economia (apesar de integrar oficialmente o G7).
Destaque ainda para a China, que passa a ocupar o segundo lugar no Top Ten das 10 maiores economias, relegando o Japão para terceiro lugar. No conjunto das dez maiores economias, apenas duas registam um PIB inferior em 2010 ao que haviam registado no final do primeiro trimestre de 2007, sendo a maior queda a do Reino Unido, seguindo-se então a economia italiana.
Em primeiro lugar continuam os Estados Unidos, com um PIB que é mais de o dobro registado pela China (segundo) e do Japão (terceiro), sendo inclusivamente maior que estas duas juntas.
Segue-se Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Brasil, Espanha e Canadá.
Dez maiores economias (PIB em biliões de dólares):
EUA.....................14,217
China.....................5,220
Japão....................5,118
Alemanha...............3,415
França...................2,666
Itália.......................2,089
Reino Unido...........2,066
Brasil......................1,797
Espanha..................1,464
Canadá....................1,347.
docomtextolivre
docomtextolivre
Nenhum comentário:
Postar um comentário