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Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, agosto 19, 2013

A inteligência em seu estado normal é flácida e desinteressante,

 
O que é fundamental aprender? O que é fundamental no ensino? A gente fala muito de Ensino Fundamental. Mas o que o senhor considera fundamental para um ser humano aprender?

Rubem Alves: Eu acho que a coisa mais importante é não ter medo, porque o medo paralisa a inteligência. Eu vou contar pra você uma coisa que o Gilberto Dimenstein sempre me provoca para repetir. É uma imagem que eu uso sempre. Eu digo que a inteligência é igual ao pênis. O pênis é um órgão flácido, ridículo, vertical, que aponta para a terra, mas se provocado ele sofre extraordinárias transformações hidráulicas e passa a apontar para cima e ganha o poder de dar prazer e de dar vida. A inteligência em seu estado normal é flácida e desinteressante, mas, se provocada, ela olha para cima. O Fernando Pessoa diz: tenho uma ereção na alma. Veja que coisa, ele percebeu isso. Então, tem uma ereção da inteligência, aí ela dá prazer, ela quer sentir prazer, ela quer criar vida. Agora, se você tem medo, o pênis e a inteligência não funcionam. Então, a primeira coisa que o aluno deveria sentir no olhar da professora é: olha, aqui é o campo da liberdade. A primeira coisa na educação não é ensinar uma coisa, é criar esse ambiente de liberdade, de curiosidade, no qual a inteligência da criança entre em ereção.

Rubem Alves, um dos entrevistados de "A escola e os desafios contemporâneos", provoca o fundamental, o gosto, a paixão pela vida. Ele é um poeta, um artista, um sedutor, mas não é um sonhador, sabe muito bem do que está falando. Conhecê-lo foi uma daquelas experiências que a gente nunca esquece.
*vivianemosé

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