Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

domingo, março 16, 2014

Multidões na Crimeia celebram aprovação em referendo de união com a Rússia


Fogos de artifício explodiram e bandeiras da Rússia ondularam acima de multidões em júbilo depois que os residentes na estratégica Península da Crimeia aprovaram de lavada a secessão da Ucrânia e a anexação pela Rússia em um referendo neste domingo. Os EUA e a União Europeia caracterizam a votação de ilegal, e há expectativas de que adotem mais sanções contra a Rússia.

Depois que as urnas fecharam neste domingo, multidões da população de etnia russa na capital da Crimeia, Simferopol, encheram a praça central gritando de felicidade pela perspectiva de mais uma vez fazer parte da Rússia.

Na cédula de votação, os eleitores foram questionados se queriam que a Crimeia fizesse parte da Rússia. Uma segunda questão perguntava se a Ucrânia deveria retornar para seu status sob a Constituição de 1992, que daria à região uma autonomia muito maior. Não havia uma opção para aqueles que gostariam de manter inalterada a atual situação constitucional.

Depois da apuração de 50% dos votos, Mikhail Malishev, chefe da comissão do referendo, disse que mais de 95% dos eleitores aprovaram a separação da Ucrânia para que a área seja anexada à Rússia.

O Parlamento da Crimeia se reúne na segunda para formalmente pedir a Moscou a anexação da região, e legisladores da península e viajarão à Rússia no fim do dia para negociações, disse o primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia no Twitter.

A população de etnia russa da Crimeia corresponde a 58,5% da população da região, e havia a expectativa de que muitos deles optassem pela anexação pela Rússia. Há 1,5 milhão de eleitores com direito a voto na península.
*esquerdopata

Nenhum comentário:

Postar um comentário