Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, março 12, 2014

    VEJAM: Pela primeira vez, quatro países da América Latina será governada por mulheres...




Então, hoje é quando assume pela segunda vez em frente do Chile socialista Michelle Bachelet, que retornará à presidência depois de um período de Sebastián Piñera de quatro anos.
Pela primeira vez, quatro países da América Latina será governada por mulheres, enquanto
Pela primeira vez, quatro países da América Latina será governada por mulheres, enquanto
Pela primeira vez, quatro países da América Latina será governada por mulheres, enquanto
Nicarágua, Panamá, Chile , Argentina, Costa Rica e Brasil são os únicos presidentes latino-americanos que foram eleitos nas urnas , embora outras mulheres latino-americanas têm mantido o escritório em seus países por sucessão constitucional ou costume do Parlamento ou esquemas transição facto.

No entanto, nenhuma mulher foi ditador na América Latina , onde, especialmente nos anos 70 e 80 abundavam regimes autoritários. Com o novo Bachelet socialista em La Moneda de terça-feira até a próxima Maio eo fato de que, pela primeira vez quatro mulheres vai governar em uma época na região será dado.

Os outros três são Cristina Kirchner, Dilma Rousseff, do Brasil, e Laura Chinchilla na Costa Rica. Este último vai deixar o cargo em maio quem ganhar o segundo turno das eleições presidenciais de 6 de abril.

A primeira mulher latino-americana que foi eleito presidente em 1990, foi o nicaragüense Violeta Barrios , mais conhecida como Violeta Chamorro, o último dos quais foi seu marido, o jornalista Pedro Joaquín Chamorro , assassinado pela ditadura de Somoza.

Argentina, no entanto, foi o primeiro país do mundo governado por uma mulher, Isabel Martinez , que foi vice-presidente em 1974, quando seu marido, o presidente Juan Domingo Perón , morreu e, de acordo com a Constituição, que caiu para tomar seu lugar.

Rousseff pode voltar a ser eleito no Brasil e, embora ainda não tenha sido oficializada sua candidatura, seus correligionários do Partido dos Trabalhadores certeza que eles vão competir nas eleições previstas para o final deste ano.

Panamá, Mireya Moscoso, foi como presidente (1999-2004), que também era a esposa de um presidente, Arnulfo Arias Madrid , mas quando ele ganhou as eleições e era viúva.

No Peru, a "primeira-dama", Nadine Heredia, mais popular do que seu marido, o presidente Ollanta Humala, está sujeito a todo tipo de especulação sobre se e quando você pode ser um candidato nas próximas eleições.

Bachelet, que entre o primeiro eo segundo mandato foi o chefe da ONU Mulheres, venceu em janeiro, o segundo turno das eleições, em que ele competiu com outra mulher, Evelyn Matthei. foi o primeiro duelo eleitoral feminino na história do Chile e América Latina e no fato de que ambos são filhas Matthei Bachelet como General da Força Aérea foi dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário