Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, junho 30, 2010

Ultraje Eu gosto é de Mulher






José Serra pede proibição de música do Ultraje a Rigor por causa da frase "mulher pra presidente"

Representantes do PSDB nacional entraram semana passada junto ao TSE com um pedido de proibição da música "Eu gosto de mulher", da banda paulistana Ultraje a Rigor, durante o período de campanha eleitoral. A música, que fez sucesso e foi gravada no final dos anos 80, faz em determinado momento a seguinte citação: "Mulher dona-de-casa, mulher pra presidente".Para Sérgio Guerra, a medida é preventiva, ou seja, estão entrando no TSE agora, para evitar que Dilma use a música durante a eleição

O partido acredita que a música caracteriza propaganda para a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, principal concorrente do partido tucano, e deve ser proibida de tocar nas rádios e TVs brasileiras durante o período de eleição. "É um absurdo, temos que ficar de olho neste tipo de propaganda discreta" - disse Sérgio Guerra, presidente do PSDB - "é preciso ter atenção, pois detalhes como este ficam na mente do eleitor e influenciam no momento do voto", completou em tom repreendedor.

Caso não consiga censurar a reprodução da música nas rádios, o PSDB do José Serra pretende sugerir a substituição da frase por outra que não faça apologia a candidata - que dispute as eleições deste ano.

O PT se manifestou dizendo que não tem nenhuma ligação com a banda. Em nota à imprensa, o partido diz se tratar "de uma feliz coincidência".

Veja abaixo a letra da música que causou polêmica e ira dos tucanos:


Eu Gosto De Mulher

Vou te contar o que me faz andar

Se não é por mulher não saio nem do lugar

Eu já não tento nem disfarçar

Que tudo que eu me meto é só pra impressionar

Mulher de corpo inteiro

Não fosse por mulher eu nem era roqueiro

Mulher que se atrasa, mulher que vai na frente

Mulher dona-de-casa, mulher pra presidente (trecho questionado)

Mulher de qualquer jeito

[...]

Mulher faz bem pra vista

Tanto faz se ela é machista ou se é feminista

Cê pode achar que é um pouco de exagero

Mas eu sei lá, nem quero saber,

eu gosto de mulher, eu gosto de mulher

eu gosto de mulher

Ooo ooo ooo oo

Eu gosto é de mulher!


Dilma começará governo se Deus quiser economizando milhões ao ganhar no primeiro turno

Mesmo deixando de lado a hipótese (viável) de Serra seguir ladeira abaixo e ter a mais baixa votação que a direita já teve, as chances de segundo turno são próximas de zero.

É preciso considerar que brasileiro não gosta e não acompanha política e estamos no meio de uma copa do mundo. Antes de começar o horário eleitoral a campanha não terá começado para uma grande parte do eleitorado, justamente aquela parte onde Lula tem quase 100% de aprovação. Grande parte do eleitorado que mal sabe que haverá eleição esse ano e declara, em parte, intenção de voto em Lula, e que votaria em mim se o Lula aparecesse na TV pedindo isso.

Com apenas dois candidatos fortes, uma meia-boca e meia dúzia de unicelulares que terão uns 2% somados isso já é um segundo turno. Os elogios sem fim da mídia a Marina Silva buscam justamente evitar a derrota já. Mas sem partido, sem palanques fortes e com um discurso patético Marina vai cair, não crescer na hora H.

Não esquecendo que votos em branco e nulos não valem nada, não entram na conta, Dilma precisa de pouco mais de 5% para vencer já e numa eleição de dois candidatos cada voto perdido por um é voto ganho pelo outro. Dilma tem 40% e o resto 43%, somando os unicelulares Zé Maria, Eymael, Plínio e aquele outro cujo nome nem sei, temos uns 40 % contra 45%. Um modestíssimo aumento de 3% acompanhado de uma queda dos outros no mesmo nível significa vitória já.

Descontando os fanáticos babões que ganham a vida como comentaristas das Organizações Serra todo mundo sabe que quando começar o horário eleitoral e Dilma aparecer todo dia na TV ao lado de Lula vai ser como fogo morro acima ou água morro abaixo. Para quem tem memória curta era isso que Serra queria prevenir começando a campanha de verdade com grande vantagem no país e IMENSA vantagem na vanguarda do atraso São Paulo.

Com a campanha começando com Dilma vencendo no Norte, Nordeste, Centro-oeste, mais Minas, Espírito Santo e Rio no sudeste e a diferença caindo no sul, Serra tem menos chances que o Paraguai na copa do mundo. Muito menos. Na verdade estou ofendendo aos paraguaios. Perdão, paraguaios.

Hamba Kakuhle, Serra!


Um comentário:

  1. A notícia da proibição da música

    hoje dia 01/07 foi desmentida seria anticonstitucional, mas vale para ver esta premonição que teve o autor do rock pop rastaquera.

    ResponderExcluir