Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, outubro 15, 2014

Jovem faz selfie com Jair Bolsonaro dormindo em avião: 'Sai do armário'

Extra
A jovem se deparou com Jair Bolsonaro e não perdeu a oportunidade.
A jovem se deparou com Jair Bolsonaro e não perdeu a oportunidade.
Uma estudante e militante de movimentos sociais, que saía do Rio de Janeiro para Brasília, não se conteve ao se dar conta de que o deputado federal Jair Bolsonaro estava sentado justo ao seu lado em um voo da companhia aérea Azul. A jovem resolveu reproduzir a brincadeira feita pela jovem Murielle Facure, no dia 5 de setembro, com Silas Malafaia, e tirar uma selfie com o parlamentar reeleito. Na imagem desta terça-feira, o político fluminense aparece em segundo plano, dormindo, enquanto a menina carrega uma placa com a frase: "Sai do armário, Bolsonaro".

- Eu já estava sentada com uma amiga ao meu lado e aí ele chegou e olhou para mim com cara feia. Quando ele dormiu, a gente tirou a foto - conta a jovem, que pediu para que não fosse identificada por considerar "perigoso".

- Minha mãe achou melhor eu não me identificar - explica ela, que foi até a capital federal entregar os votos do plebiscito popular por uma reforma política. 

Apesar do receio, no entanto, a jovem não vê qualquer problema no que fez:

- Não tem nada ofensivo na foto. Para mim, ser homossexual não é uma ofensa de forma nenhuma.Talvez ele se chateie, mas é assim que eles lidam com as coisas, né? Isso a gente já está acostumado.
Deputado estava dormindo e só bem mais tarde deve ter sabido da foto.
Deputado estava dormindo e só bem mais tarde deve ter sabido da foto.  
































Procurada pelo EXTRA, a assessoria de Jair Bolsonaro disse que ele estava em reunião com o partido e ainda não sabia da foto, mas que não seria um problema para ele:

- Isso aí é bom pra gente. Ele adora isso. Quanto mais gente fizer isso, pra gente é melhor. Na campanha, a gente gasta menos dinheiro. Vai chegar a um ponto em que a gente não vai gastar mais nem R$1, explicou um assessor.

Selfie irônica vira moda

Em setembro, a jovem mineira Murielle encontrou o pastor Silas Malafaia em um voo da Gol e aproveitou para registrar o encontro. Com uma plaquinha com os dizeres "Abra sua mente, gay também é gente" - refrão de uma música do grupo Mamonas Assassinas - a imagem foi, na época, compartilhada milhares de vezes nas redes sociais. 
Selfie irritou Malafaia. Será que Bolsonaro vai achar engraçado?
Selfie irritou Malafaia. Será que Bolsonaro vai achar engraçado?  

V

Nenhum comentário:

Postar um comentário