A Câmara dos Deputados instalou, nesta quinta-feira (26), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a violência contra jovens negros e pobres no País.
O grupo vai apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento dos jovens negros e pobres. A iniciativa partiu do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele será o presidente da comissão.
Segundo dados do Mapa da Violência de 2014, a taxa de homicídios no Brasil aumentou 148,5% de 1980 a 2012, totalizando mais de 1,2 milhões de vítimas. A pesquisa revela ainda que das 56.337 pessoas assassinadas no Brasil em 2012, mais de 30 mil vítimas são jovens e, destes, 92% são homens e 77% das vítimas, negros.
Em algumas capitais do Nordeste, por exemplo, a taxa de homicídio de jovens assume contorno ainda mais dramático e chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional que é de 29 para cada 100 mil habitantes.
Máfia das próteses - Além disso, a Câmara também instalou uma CPI para investigar a máfia de órteses e próteses no País. O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) foi eleito o presidente. A CPI terá prazo de 120 dias para concluir os trabalhos. O esquema foi denunciado pelo programa “Fantástico”, da TV Globo, no dia 4 de janeiro.
O colegiado investigará a suposta existência de cartel na fixação de preços e distribuição de órteses e próteses no Brasil. Além disso, o grupo vai esclarecer se há algum direcionamento privado na demanda dos serviços médicos.
Da Redação da Agência PT de Notícias