Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

quarta-feira, abril 29, 2015

Leticia Sabatella critica ‘sombra terrível VIBE

Leticia Sabatella critica ‘sombra terrível e fascista’ em manifestações



Leticia Sabatella critica ‘sombra terrível e fascista’ em manifestações

“Tem muita gente entrando nessa ‘vibe’ de ‘inocente útil’”, afirmou a atriz ao jornal O Estado de S. Paulo
Por Redação
A atriz Leticia Sabatella é conhecida por seu engajamento em causas sociais e não se esquiva de dar opinião quando o assunto é o atual momento político do país. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada ontem (27), ela afirmou não ter participado dos protestos pró-impeachment por avaliar o movimento como “uma manipulação extremamente errônea de uma necessidade de mudança”.
Para Leticia, os propósitos das manifestações não estão muito claros e os organizadores acabam influenciando pessoas pouco conscientes da realidade. “Temos pelo que protestar, com certeza. Mas não se está consciente da necessidade disso. E existe uma sombra coletiva terrível, racista, fascista, homofóbica, egoísta nesse estilo de manifestação que está acontecendo. Tem muita gente entrando nessa ‘vibe’ de ‘inocente útil’. É como eu vejo. Mas claro que tem pelo que se lutar. Por exemplo, uma reforma política urgente”, argumentou.
Em março, a atriz veio a público pedir a retirada de um vídeo que utilizava indevidamente sua imagem e de outros artistas para convocar os manifestantes para os protestos contra o governo da presidenta Dilma Rousseff.
Na verdade, o vídeo foi feito para uma campanha contra a construção da Usina de Belo Monte. “Isto é mentira deslavada! De novo fazem mau uso de nossa imagem”, escreveu em sua página no Facebook. “Por favor, retirem este post com imagens do Gota D’água que manipularam para fomentar este GOLPE contra a DEMOCRACIA do Dia 15! Eu, Leticia Sabatella, não compactuo com isto!”, declarou na ocasião.
Foto de capa: Divulgação/Fotos Públicas
*Forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário