Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, outubro 03, 2015

Estados Unidos não podem defender os "seus" combatentes

Vermelho à Esquerda. e Rede Revolucionária compartilharam afoto de Rede Social Comunistas.

Estados Unidos não podem defender os "seus" combatentes da ‪#‎Rússia‬
Traduzido por Eduardo Lima
Vários meios de comunicação ocidentais relataram que as autoridades norte-americanas não sabem como eles podem proteger do ataque da Força Aéreo Russa os rebeldes sírios que foram treinados pela CIA.
Em particular, nos comentários do portal DailyBeast um número de funcionários do Pentágono e legisladores sênior disseram que os militares dos EUA não iriam intervir para prestar qualquer apoio aos rebeldes, pois isso pode levar a consequências potencialmente catastróficas na forma de um confronto direto com as Forças Armadas da Federação Russa.
De acordo com eles, ninguém quer provocar acidentalmente "um confronto aberto entre as superpotências militares" ("um confronto entre as superpotências").
Este fontes do DailyBeast também disseram que os EUA não vão fornecer sistemas portáteis de defesa aérea (MANPADS) aos militantes, como em um número de ocasiões anteriores, quando tais entregas foram realizadas, levou a conseqüências desastrosas:
"Nós não estamos indo para atirar em aviões militares russos. Nós não estamos indo para atacar suas bases aéreas na Síria. E nós não estamos indo para armar os rebeldes com MANPADS."
Em outros meios de comunicação ocidentais observou-se que a Rússia tem, na verdade, estabelecido a sua "zona de exclusão aérea" na Síria. Este artigo da agência "Bloomberg" diz que Putin tem a sua própria zona de exclusão aérea na Síria:
"Após vários anos de debate sobre se os Estados Unidos e seus aliados poderiam estabelecer uma zona de exclusão aérea na Síria para proteger os rebeldes e civis, Putin em apenas alguns dias estabeleceu sua própria zona de exclusão aérea na Síria.
O Comandante da OTAN na Europa, general Philip Breedlove foi a primeira autoridade ocidental sênior, que declarou publicamente que a nova infra-estrutura militar russa na Síria, que inclui sistemas de defesa aérea, é realmente uma zona de exclusão aérea. Ele disse que a Rússia criou uma nova área de acesso restrito na Síria, em que aviões norte-americanos não podem mais ir ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário