O socialismo, o idiota e a ideologia (resposta de Mauro Iasi a Arnaldo Jabor)
Por Mauro Iasi.
Este artigo é uma resposta a O “perigo vermelho”, de Arnaldo Jabor.
“Quando
a gente mente, ou seja, coloca com astúcia alguma coisa que acontece
com excessiva raridade ou nunca acontece, aí a mentira se torna muito
mais verossímil”
O Idiota, Dostoiévski
O Idiota, Dostoiévski
O Príncipe Liev Nikoláievitch Míchkin [personagem do romance O Idiota],
exímio calígrafo, um pouco santo, profético e epilético, gosta tanto de
suas idéias que por vezes, segundo um personagem seu amigo, “lhe dava
vontade de ir para algum lugar, sumir inteiramente dali. (…) gostaria
até de um lugar sombrio, deserto, contanto que ficasse só com os seus
pensamentos”. Sempre foi um humanista, nutria uma profundo amor pela
humanidade, apesar de sua hipossexualidade, mas a humanidade lhe parecia
errada, grotesca, como uma projeção de sua baixa auto-estima.
Em uma carta, Hippolite [Hippolite Terentyev, personagem do romance O Idiota]
declara que “no amor abstrato para com a humanidade, não se ama a
ninguém, e sim a si próprio”. Assim era ele. Zeloso e heroico defensor
da humanidade abstrata e inimigo declarado dos seres humanos. Disposto a
morrer pela humanidade no ato heroico contra moinhos, ou preso à cruz
para salvar os pecados dos homens, como um Quixote/Cristo crucificado
entre dois ladrões diante de um mar de moinhos vitoriosos.
O
príncipe Míchkin hoje se preocupa com o “perigo vermelho”, como um dia
já se preocuparam os Czares, o Pentágono, os militares latino-americanos
e os reacionários de toda ordem. Ele sofre, como o único que vê a
verdade em uma terra de cegos e estúpidos. Suas prédicas morais não têm
valor algum em si mesmas, nem originalidade. São expressão de sua (para
usar uma categoria cara ao autor) burrice, tagarelices de um idiota.
Suas
ideias nos servem, no entanto, para outro propósito, como um rico
material para discutir os eficazes mecanismos da ideologia. Seguindo as
pistas de Marx (o príncipe Míchkin propõe, como veremos, uma
bibliografia alternativa e mais gabaritada) sabemos que a ideologia
opera como um poderoso instrumento de dominação de classe por meio de
mecanismos como a inversão, o ocultamento, a naturalização, a
justificativa e a apresentação do particular como fosse universal.
*
Vejamos,
então, seus principais “argumentos” para que possamos refletir sobre a
profundidade abismal das alternativas que nos propõe.
Segundo
Míchkin o grande problema do Brasil é que o ciclo dos governos petistas
prende nosso país em uma anacronia. Isto é, ao invés de se ocuparem com
as “reformas no Estado paralítico e patrimonialista”, só pensam no
passado com “nostalgia masoquista de torturas, heranças malditas,
ossadas do Araguaia” que, segundo o príncipe amargurado, os legitimaria.
Trata-se,
segundo o juízo do nobre decadente, da insanidade de insistir em uma
luta perdida de tempos ilusórios. Ele pode afirmar com segurança essa
constatação porque “estava lá” e viu “o absurdo que foi aquela tentativa
de revolução sem a mais escassa condição objetiva”. Entretanto, na
opinião do talentoso calígrafo, a raiz desse equívoco é mais profunda:
já nos primeiros anos do governo petista, Míchkin alertava para o perigo
de “sovietização” do governo brasileiro e agora insiste no caráter
“neobolchevique” do governo Dilma. E profetiza:
“É
um perigo grave que pode criar situações irreversíveis a médio prazo,
levando o País a uma recessão barra-pesada em 14/15. É necessário
alertar à população pensante para esse “perigo vermelho” anacrônico e
fácil para cooptar jovens sem cultura política. Pode jogar o Brasil numa
inextrincável catástrofe econômica sem volta.”
Vejam:
nós, que não fazemos parte da população pensante, doentes mentais de
marxismo crônico e jovens sem a cultura política do príncipe Míchkin,
estamos sendo manipulados pelo “neobolchevismo” que nos leva, sem que
saibamos, para o abismo da crise “barra-pesada”. Essa sua espessa
cultura lhe permite remeter aos ensinamentos históricos. Por exemplo, à
situação alemã na qual o stalinismo satanizou a social democracia e
abriu caminho para o nazismo, nos esclarecendo que o “PSDB da Alemanha”,
para eles, era mais perigoso que Hitler. Nós que não somos parte da
população pensante ficamos confusos diante do brilho desta sabedoria. O
PSDB representa aqui no Brasil uma força reformista, com raízes no
movimento sindical e operário(?), o PT uma reencarnação grotesca do
bolchevismo stalinista(?)… então, quem são os nazistas? Bom… não
perdemos tempo com coisas que nossa cabecinha não pode compreender.
Deixemos o príncipe epilético continuar pregando, pois ele tem a
solução:
“Temos
que parar de pensar do Geral para o Particular, de Universais para
Singularidades. As grandes soluções impossíveis amarram as possíveis.
Temos que encerrar reflexos dedutivas e apostar no indutivo. O discurso
épico tem de ser substituído por um discurso realista, possível e até
pessimista.”
Eu
sei, leitores jovens sem cultura, é difícil acompanhar o Míchkin em
seus chiliques, mas ele começou a doutrinar metodologicamente agora.
Vejam, ele estava falando de política, de economia, de história (ele
estava lá e viu), todas áreas nas quais ele acumula uma sólida
ignorância, e agora saltou para as bases teóricas e filosóficas daquilo
que ele não entende. Um pouco atrás no artigo ele já havia se referido a
Hegel e sua teleologia da história (que ele confundiu com “teologia”)
segundo a qual na sua genial síntese “as derrotas não passam de
‘contradições negativas’ que levam à novas teses”. É certo que não há
uma mera continuidade entre a visão de história de Hegel e Marx. É
evidente que nem Hegel nem Marx fundamentam seu pensamento procedendo o
caminho metodológico do Geral para o Particular, nem de Universais para
as Singularidades. Mas o que sabem Hegel e Marx sobre seus pensamentos?
Desavisados
acreditariam que o caminho do método para compreender o real e seu
movimento, para Hegel e para Marx, seria do singular ao universal, por
meio das particularidades. Mas deixemos de lado estas questões
secundárias que só podem interessar àqueles que ainda se apegam ao
trabalho doentio de estudar os autores por aquilo que eles de fato
afirmaram. Voltemos aos ensinamentos do sábio.
Procedendo
metodologicamente da maneira adequada que é sugerida (para facilitar o
entendimento aos jovens incultos: abandone Marx e Hegel e volte a Kant,
só para destruí-lo e refugiar-se em Nietzsche… agora é só passar para
Lyotard) estaríamos aptos a abandonar certos preconceitos, como por
exemplo a qualidade de “esquerda” que segundo o príncipe epilético é só
uma “substância” que ninguém mais sabe o que é, servindo para enobrecer
discursos. Segundo nosso profeta da amargura, devemos substituir
“esquerda e direita” por “progressistas e conservadores”. Feito isso, teríamos que trocar de referencias, eis a sugestão de Míchkin:
“O
pensamento da velha ‘esquerda’ tem que dar lugar a uma reflexão mais
testada, mais sociológica, mais cotidiana [???]. Weber em vez de Marx,
Sergio Buarque de Holanda em vez de Caio Prado, Tocqueville em vez de
Gramsci.”
Lógico
que por modéstia, o príncipe não seguiu suas sugestões para o campo da
cultura, no qual teríamos que seguir as substituições, por exemplo,
Julio Iglesias em vez de Atahualpa Yupanqui, Paulo Coelho em vez de
Graciliano Ramos, ou mesmo, quem sabe, Jabor em vez de Fellini. Não, ele
está preocupado com o Brasil. Para enfrentar as tarefas urgentes que
evitem que caminhemos para abismo é necessário partir de cara assumindo o
fracasso do socialismo real. E ele se pergunta: quem (além dele) tem
peito para isso? O Socialismo é uma palavra, um dogma, que nos amarra a
um fim obrigatório, esbraveja e lamenta, “como se tivéssemos que pegar
um ônibus [de graça... perdão, não interrompo mais]… até o final da
linha, ignorando atalhos e caminhos novos”. E conclui:
“A verdade tem que ser enfrentada: infelizmente ou não, inexiste no mundo atual uma alternativa ao capitalismo.
Isso é óbvio. Digo e repito: uma ‘nova esquerda’ tem que acabar com a
fé e a esperança – trabalhar no mundo do não sentido, procurar caminhos,
sem saber para onde vai.”
Não
é qualquer um que sugere caminhos sem saber onde vão dar, é preciso uma
dose de coragem ou outra qualidade de caráter para isso. Para a marinha
mercante seria uma catástrofe, mas para conduzir a humanidade, quem
sabe, não é. O nosso idiota sai das gélidas paisagens da Rússia, passa
pelas ensolaradas terras brasileiras ameaçadas pelo perigo vermelho e
chega à Alemanha para fazer a troca. Deixa Marx e abraça ternamente a
Max Weber, que lhe responde:
“Por
muito diferente que fossem nossas opiniões sobre a configuração da
ordem social futura, aceitamos para o momento presente, a forma
capitalista. Não porque nos parece melhor diante das antigas formas, mas
por considerarmos praticamente inevitável e acreditamos que as
tentativas de luta radical contra ela nunca seriam um progresso, mas
antes um obstáculo no acesso da classe operária à luz da cultura.”
(Max, Weber, Sobre a teoria das Ciências Sociais, Lisboa: Presença, 1979, p. 29).
(Max, Weber, Sobre a teoria das Ciências Sociais, Lisboa: Presença, 1979, p. 29).
Míchkin
e Weber se abraçam em silêncio. Míchkin está emocionado, Weber não tem a
menor ideia de quem é aquela figura. Aproveitando que estava por ali, o
príncipe epilético vai até Viena tentando encontrar Freud – isso porque
ele está convencido que precisamos alistar o pai da psicanálise na
análise das militâncias –, mas não o encontra. Os conceitos da velha
esquerda como “luta de classes”, “democracia burguesa”, “sectarismo”,
“fins justificam os meios” e outros, deveriam ser substituídos por
conceitos como “narcisismo”, “voluntarismo”, “onipotência”, “paranoia” e
“burrice”. Vejam que o fato de que os conceitos da esquerda e da
psicanálise sejam, digamos, um pouco mais sofisticados do que a síntese
apresentada não incomoda nosso quixote da nova moralidade necessária.
“Somos
vitimas de um desequilíbrio psíquico”, brada, quase derrubando o
samovar e o bule de chá. Concordamos, parece-nos até evidente. Há
estudos que tentaram diagnosticar clinicamente a epilepsia de Liev
Nikoláievitch Míchkin, assim como a de seu criador (Fiódor Dostoiévski)
como síndrome de personalidade interictal na epilepsia do lobo
temporal – há dúvidas se no lado esquerdo ou direito (eu não tenho
nenhuma: é no da direita). Algumas características de comportamento
costumam ser associados à doença, tais como a hipossexualidade, a
hipergrafia, o caráter antissocial, associados ou não à sintomas como
paranóia, humor deprimido e hipermoralismo. Segundo uminteressante artigo de
Leonardo Cruz de Souza e Mirian Fabíola Studart Gurgel Mendes nos
Arquivos de Neuropsquiatria, o príncipe Míchkim expressaria de forma
brilhante no espectro literário os sintomas da doença de seu criador.
Freud,
entretanto, tem outra opinião, para ele o trauma de odiar seu pai
opressor e vê-lo sendo morto pelos camponeses desencadeou um processo
psíquico de autopunição que levou à doença do escritor russo –
patologia, portanto, de natureza histérica e não epilética. Mas nada
disso nos interessa, porque da mesma forma que a história não nos serve
como teoria (nem a economia, nem a filosofia), não será a psicanálise
que terá algo a dizer. O que Freud queria mesmo dizer, mas não disse,
talvez porque estava ocupado desenvolvendo a psicanálise, é que o
“desequilíbrio psíquico” que aflige os nossos governantes (perigosos
bolcheviques vermelhos) pode ser enquadrado nas categorias de
“psicopatas e paranóicos simplórios”.
Freud,
pelo que me lembro, não tratou disso, falou de enfermidades
narcisísticas, as psicoses, dentre as quais a paranóia. Formas mais ou
menos graves de cisão com a realidade. Mas isso não deve ser pertinente.
Mais precisas são as categorias clínicas e políticas de “psicopatas e
paranóicos simplórios”.
Falando
em cisão com a realidade, nosso príncipe, já um tanto cansado de sua
labuta para alertar as elites pensantes e velhos cultos, evoca
Baudrillard que teria profetizado que “o comunismo hoje desintegrado se
tornou viral”, isto é, seria capaz de contaminar o mundo, não por suas
idéias e alternativas societárias (que teriam fracassado), mas “através
de seu modelo de desfuncionamento e desestruturação brutal”.
Interessante
ele lembrar de Baudrillard nesta sopa confusa de senso comum refinado
com ácaros de cultura de bibliotecas estéreis. Não foi Baudrillard que
disse “livre do real, você pode fazer algo mais real que o real: o
hiper-real”? Nosso Míchkin navega nas pradarias do “hiper-real”. Agora
entendi, tudo fica mais claro.
O
príncipe epilético ainda tentou estabelecer uma conexão com o “eixo do
mal” na America Latina, mas não desenvolveu. Estava exausto, e eu de
saco cheio com tanta bobagem junta. Então, vamos aos finalmentes.
Como
é possível ver, não há nada de novo nos argumentos e destemperos
discursivos do autor. Entretanto, ele cumpre uma função precisa naquilo
que de fato opera. Como
dissemos, a ideologia opera através de mecanismos como a inversão, o
ocultamento, a naturalização, a justificativa e a apresentação do
particular como fosse universal. Vejamos.
Em
primeiro lugar há uma clara inversão neste confuso discurso raivoso. O
problema do Brasil é um governo de linha bolchevique, arraigado a dogmas
do marxismo e da meta socialista que, por isso, não executa as
“reformas necessárias” no Estado brasileiro (!!!).
Neste
âmbito da “hiper-realidade” fica difícil seguir a análise. Os governos
petistas aceitaram e assumiram a reforma do Estado nos mesmos moldes de
seu antecessor e rejeitaram explicitamente qualquer nexo com a meta
socialista que um dia defenderam, rendendo-se à forma capitalista como
inevitável. Na inversão ideológica apresentada, o PSDB quer reformas e o
PT é conservador e as impede.
O
que fica oculto nesta artimanha é que, nos alerta o crítico, caso
sigamos o caminho do “socialismo” iremos dar em uma “recessão
barra-pesada”. Veja, tentando manter a sanidade, a crise que estamos
enfrentando não resulta da opção por medidas ou formas socialistas de
qualquer espécie, mas exatamente pela manutenção das formas
capitalistas, do mercado e da perpetuação das relações burguesas de
produção e propriedade.
A
crise que estamos enfrentando não é culpa do socialismo, real ou
imaginário. Se o socialismo fracassou e desapareceu como alternativa e a
única alternativa possível é continuarmos no capitalismo, como
professou Weber e não se cansa de repetir o Míchkin, como o socialismo
pode nos levar para o buraco? Ah… é que ele, como uma ameaça viral, se
impõe pelo seu “desfuncionamento” ou sua “desestruturação brutal”… Onde?
Através de que políticas e ações governamentais?
Assim
é fácil porque não precisamos encontrar a reposta no real –
baudrillardamente, nos livramos do real. O autor é um militante
imaginário, numa batalha imaginária contra um inimigo imaginário, e
pior… está perdendo. Deve ser desesperador.
Toda
essa engenharia imaginária acaba servindo para naturalizar uma
determinada ordem, justificá-la. Filtrando toda a baboseira pretensiosa,
destaco a única frase pertinente do artigo (pertinente pois expressa um
juízo preciso do autor): “infelizmente ou não, inexiste no mundo atual
uma alternativa ao capitalismo. Isso é óbvio”. Precisamente, nisso não
há nada de óbvio. Dito de outra maneira, o argumento é o seguinte: se o
capitalismo é inevitável o que atrapalha a humanidade são aqueles que
ainda não perceberam isso e tentam insistir nas alternativas radicais
para superá-lo. Com efeito, essa construção ideológica acaba por
justificar o capitalismo e eximi-lo da catástrofe que a humanidade se
meteu seguindo o caminho proposto por seus defensores. A ideologia aqui
apresentada quer botar a culpa na gente!
Ao
atacar o petismo como “neobolchevismo”, a critica capenga oculta as
verdadeiras e necessárias alternativas, tenta desqualificá-las, antes
mesmo que elas se apresentem. O PT é a expressão do pragmatismo que
abandonou da meta socialista e revolucionária para construir uma
estratégia de permanência no governo. Entender como bolchevismo a
ocupação dos dez mil cargos de confiança por membros do PT é não
entender o que é burocracia (que não foi inventada nem se restringe à
experiência socialista). Já que o próprio autor propôs, eu tenho uma
dica: vá ler Weber.
Por
fim, não é a defesa da ordem capitalista, não é a sociedade burguesa… é
a humanidade que precisa ser defendida, diz o príncipe angustiado. Não,
não é. A ordem capitalista e os interesses burgueses foram devolvidos à
sua particularidade, perderam a universalidade abstrata e restrita que
um dia expressaram na fase revolucionária da burguesia. Capital e
humanidade são hoje antagônicos, o que implica dizer que a sobrevivência
de um ameaça a continuidade de outro.
Quando
a solução era o capitalismo a história tinha sentido e objetividade,
agora que chegamos ao capitalismo plenamente desenvolvido e o mundo, nas
palavras de Adorno e Horkheimer, se assemelha a uma calamidade
triunfal, devemos encarar que devemos “acabar com a fé e a esperança –
trabalhar no mundo do não sentido, procurar caminhos, sem saber para
onde vamos”! Bem vindo ao deserto da pós-modernidade.
Há
uma alternativa para o Brasil e para o mundo e esta alternativa é
anticapitalista e socialista. O que fracassou no Brasil foi o
capitalismo real, aquele que estão nos impondo durante todo o século XX e
início do século XXI sempre nos afirmando que agora vai. Não foi, e
estamos escrevendo numa conta para o dia que este mundo vai virar. Se a
ordem moribunda do mercado e do capital confunde sua existência com a da
humanidade e quer arrastar-nos para a cova para a qual caminha, devemos
nos desvencilhar de suas armadilhas ideológicas e recusar os conselhos
dos profetas que nos empurram para o abismo para nos salvar da queda.
Não
há esta passagem que vou citar no livro de Dostoiévski, mas depois que
aprendi que posso me livrar do real, fiquei mais tranquilo em
descrevê-la. O príncipe Liev Nikoláievitch Míchkin, em determinado
momento, lamenta-se que as pessoas acham que ele é um idiota, mas não
deixam de perceber sua grande inteligência. Neste momento, lá da
realidade, sai um operário, entra na cena, atravessa a sala e colocando a
mão no ombro de Míchkin, mais amistoso que violento, lhe diz com voz
calma: Míchkin… você é um idiota!
Fonte: Blog da Boitempo
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