Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

segunda-feira, novembro 10, 2014

No Brasil em ‘crise’ da mídia monopolizada italiano faz ENEM, refinarias e metrôs avançam no Nordeste

Por Maria Frô
No Brasil em ‘crise’ da mídia monopolizada italiano faz ENEM, refinarias e metrôs avançam no Nordeste

Sabe aquele país que segundo Aécio Neves, Marina Silva, os colunistas da Globo, Veja, Folha, Estadão e o resto da mídia monopolizada vivem berrando que está à beira do colapso?
Sabe aquele exame que só perde para a China em adesão e a partir dele meninos e meninas que eram alijados das universidades viram uma porta de entrada para elas?
Então, naquele país à ‘beira do colapso’, segundo a mídia, e aquele exame nacional tão atacado pela mídia monopolizada, mas que nos governos Lula e Dilma passou a servir como a maior porta de entrada pra universidades públicas federais e algumas estaduais (exceto no Tucanistão) estão atraindo estrangeiros e sabe o motivo? “O Brasil é melhor agora. Lá (na Itália) não há emprego” diz o italiano Marco Gabaldo, nascido em Verona, casado com uma brasileira. Ele trabalha com inovação e bioengenharia e aeronáutica e faz o ENEM pela segunda vez em Belo Horizonte em busca de uma vaga em engenharia aeroespacial.
DOMINGO (9) – BELO HORIZONTE (MG) – Italiano Marco Gabaldo tenta uma vaga em engenharia aeroespacial no segundo Enem no qual participa (Foto: Humberto Trajano/G1)
O italiano Marco Gabaldo, de 33 anos, tenta pela segunda vez o Enem no Brasil. Casado com uma brasileira, ele disse que veio para o Brasil porque não há emprego na Itália. “O Brasil é melhor agora. Lá não há emprego”, disse. (Com informações do G1 MG)
Por falar em geração de empregos e desenvolvimento econômico, seguem algumas boas novas que você não verá em manchetes da mídia monopolizada:
E sabe aquela Petrobrás que segundo tucanos e mídia monopolizada está sendo destruída pelo PT?
No Nordeste, a mais moderna refinaria das Américas começou a funcionar comercialmente em novembro de 2014: a imensa Abreu Lima. Vai ser um fator brutal para o crescimento industrial do Nordeste (que já é grande), em uma região que só contava com uma refinaria (dos anos 1950) na sua porção sul, na Bahia.
Detalhe, faz 30 anos que não se inaugura uma Refinaria no Brasil. Em 1995 quando FHC quase conseguiu privatizar a Petrobrás, o então governador tucano do Ceará, Tasso Jereissati, vivia em romaria à Brasília, implorando para que FHC construísse uma refinaria no Ceará  e ficou a ver navios. Precisou dos governos Lula e Dilma para nascerem novas refinaria em Pernambuco, outra já em construção no Ceará eoutra no Maranhão. Sem contar que nos anos FHC plataforma afundavam literalmente e nos governos de Lula e Dilma elas são construídas e até 2018 serão 20 novas em funcionamento.
Também no Nordeste os metrôs seguem de vento em popa: quatro tuneladoras (tatuzões) abrem a nova Linha Leste, totalmente subterrânea, do metrô de FortalezaA Linha Sul, pronta e em operação comercial, possui 3,9 km de túneis, no Centro de Fortaleza, além de trechos de superfície e elevados.
 *revistaforum

Nenhum comentário:

Postar um comentário