O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) assegurou, nesta semana, a manutenção de todos os contratos já firmados por estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os pedidos de aditamento de contrato devem ser feitos pelos alunos beneficiados pelo programa até o dia 30 de abril. O prazo pode ser estendido caso não tenha sido possível atender a todas as demandas até a data estipulada inicialmente.
Além disso, os estudantes interessados na adesão ao Fies têm o mesmo prazo para apresentar inscrição ao programa. As alterações nas regras para novos contratos do Fies entraram em vigor na última segunda-feira (30).
Com as mudanças, para fazer uma nova inscrição o aluno deve ter tirado nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. As mudanças não valem para os alunos que já tinham contrato com o Fies.
De acordo com o Ministério da Educação, as novas regras também determinam que as instituições privadas de ensino superior não poderão aumentar as mensalidades acima de 6,4%.
Em caso de problemas no ato da inscrição, os estudantes podem entrar em contato com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) através do telefone 0800-616161. Cerca de 140 atendentes, segundo o governo federal, foram designados para atender, apenas, demandas sobre o Fies. O serviço funciona, inclusive, aos fins de semana.
Criado em 1999, o Fies passou a ter um novo formato em 2010.  Naquele ano, foram reduzidos os juros do financiamento para 3,4% ao ano e o prazo de carência foi estendido para 18 meses, contados a partir da conclusão do curso. Desde a implementação das mudanças, foram firmados 1,9 milhão de contratos pelo Fies.
Da Redação da Agência PT de Notícias