É Pública? Ou É A Privada???
Cresce gasto do governo com linha privada do metrô de São Paulo
A linha 4-amarela, a primeira de operação privada do metrô de São Paulo,
teve um aumento de 14% no número de passageiros transportados no
primeiro semestre. A remuneração da concessionária ViaQuatro, porém,
cresceu 26% no mesmo período.
A empresa recebe do governo estadual por passageiro transportado, segundo uma tarifa definida no contrato.
Para quem só usa a linha, o valor repassado é integral. Quando o
passageiro faz integração com outras linhas da rede, o valor é a metade.
Hoje, o governo tem que desembolsar R$ 3,13 por passageiro que usa exclusivamente a linha amarela --gastando mais do que os
R$ 3 que cobra de passagem.
R$ 3 que cobra de passagem.
A passagem chegou a subir para R$ 3,20 em junho, mas o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou atrás após a onda de protestos.
No primeiro semestre, o número dos passageiros exclusivos dobrou em
relação ao ano passado. Já o de passageiros que fazem integração subiu
apenas 8%.
O aumento dos repasses também ocorreu porque a tarifa de remuneração,
que não é vinculada à tarifa pública, teve em fevereiro o reajuste anual
previsto em contrato.
O valor passou de R$ 2,93 para os R$ 3,13, aumento de 7%. Foi a primeira
vez, desde que o contrato foi assinado, em 2006, que a tarifa de
remuneração superou a passagem cobrada dos usuários.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário