Coxinhas em crise: Brasil envolvido na fabricação de caça da sexta geração

caca
A notícia apareceu na minha TL do Twitter com um comentário divertido: ” essa é para fazer os coxinhas se rasgarem”.
Às vezes os comentários mais inocentes, mais despretensiosos, são os mais profundos. Não sei se este é o caso, mas o fato é que chamou minha atenção.
Parece que a escolha do Brasil pelo caça sueco se revelou a mais acertada. A Suécia está liderando a construção do caça mais moderno do mundo, com peças e tecnologias de várias partes do mundo, e envolverá o Brasil no processo.
A novidade que mais surpreendeu os especialistas é que, além de ser ultra-moderno, o caça sueco será muito mais barato do que os similares norte-americanos.
A fonte é uma revista especializada dos EUA.
*
Por Marco St., no blog do Nassif
Brasil está envolvido em desenvolvimento de aeronave, segundo imprensa americana
O que até agora era um simples “diz-que-diz”  parece que começa a ganhar contornos reais.
Para todos aqueles que criticaram a decisão brasileira pela compra dos caças Grippen da Suécia, americanos atordoados inclusive, surge agora a informação, via imprensa especializada dos EUA, de que o Brasil estará envolvido na construção do primeiro caça de 6a geração do planeta, o JAS 39E Grippen, da SAAB.
O projeto do caça é state-of-the-art com softwares e sensores, incluindo o que pode ser  o primeiro sistema de guerra eletrônica em serviço usando a tecnologia do nitreto de gálio.
A construção do caça só se tornou viável graças ao caráter global que os suecos estão dando ao projeto. Os motores serão americanos, o radar inglês, os sistemas infra-vermelhos italianos e a fuselagem será construída no Brasil.
Diferentemente do que acontece com o projeto multi-bilionário e interminável dos americanos com o novo F-35  (que se vier a ficar pronto e comercalizado algum dia,  já estará obsoleto), os custos do caça da SAAB serão infinitamente menores e o produto final muito melhor.
*Tijolaço