O grupo montou uma página no Facebook (v. Link) e redigiu um "manual do manifestante", distribuído nos protestos. Há dicas como "estar com o rosto coberto não é crime" e explicações sobre o que pode ou não ser considerado desacato na hora de reagir à abordagem policial. Eis alguns trechos:
NO PROTESTO
> Esteja sempre com seu documento. Estar com o rosto coberto não é crime. Tente não ficar longe do bloco da frente. Ande em grupos grandes. Tenha (...) o número de um advogado, se possível.
> Se alguém estiver sendo preso, não entre no meio. Questionar a abordagem, filmar a ação e os policiais não é desacato. Não ofenda os policiais, isso é desacato.
NA ABORDAGEM/PRISÃO
> Você só pode ser preso em flagrante ou por ordem judicial. Por isso, pergunte o motivo da prisão, demonstre que não está resistindo levantando as mãos (...).
> Não argumente com a PM. O trabalho deles é apenas conduzi-lo até o DP (Polícia Civil), ou seja, você não preci-sa responder perguntas deles, apenas as que se referem aos seus dados pessoais.
> Mantenha seu celular bloqueado, pois isso evita que seus vídeos e fotos sejam apagados arbitrariamente.
NA DELEGACIA
> Você tem o direito de comunicar alguém da sua prisão, seja família ou advogado. O seu depoimento deve ser acompanhado obrigatoriamente por um advogado e você pode permanecer calado, mas é recomendável que dê sua versão dos fatos.
> Fale apenas com seu advogado e o delegado.
Fontes:
https://www.facebook.com/
*Maurolima
Nenhum comentário:
Postar um comentário