Páginas

Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista

sábado, janeiro 07, 2012

FIDEL CASTRO FAZ ALERTA DESESPERADO SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA TIDA COMO NOVO SUBSTITUTO DO PETRÓLEO.

http://news.xinhuanet.com/english2010/world/2010-09/11/13490164_21n.jpg
TEORICAMENTE, É PIOR QUE A BOMBA ATÔMICA.
O ex-líder cubano Fidel Castro disse na quinta-feira que a humanidade estava em uma "marcha rumo ao abismo", que ele atribuiu, em parte, à descoberta e exploração de grandes reservas do chamado "gás de xisto" pelo mundo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVrNQGHNxDcDT5MfMQItbE7_fU39vWRNCRT1RmeLkfc7RX5pWNA40t4-zScVaBTZJNvAW4CbcpzEtdGckbCo0PiYtYBuwi5VBIiRPPmCD_L2eD0u-HwqO-UeY6AKgP6y6NcZPrDGakU4z2/s1600/Earth+-+2005+hole+in+ozone+layer.gif
O gás de xisto é um gás natural proveniente de formações rochosas (foto abaixo), que na década passada foi encontrado em abundância pelo mundo e agora é considerado a mais importante fonte de energia no futuro.
http://www.turismo.guarda.pt/descobriraregiao/SerradaEstrela/PublishingImages/xistoslistrados_big.png
Fidel, de 85 anos, escreveu em uma de suas colunas na mídia estatal cubana que "inúmeros perigos nos ameaçam, mas dois deles -- a guerra nuclear e a mudança climática -- são decisivos e ambao estão cada vez mais distantes de uma solução".
 http://media.monstersandcritics.com/articles2/1577201/article_images/headline_1281620106.jpg
Ele disse que apenas recentemente havia tomado conhecimento do fenômeno do gás de xisto, que provocou uma grande alta nas perfurações em algumas partes dos Estados Unidos. Ao perguntar a alguns conhecidos tanto em Cuba como no exterior sobre a questão, "nenhum deles tinham ouvido falar qualquer coisa sobre isso".
http://www.terrasquentes.com.pt/Img/Content/arqueologia_fraga_corvos003.gif
A produção de gás de xisto ( foto da rocha acima) é criticada por ambientalistas por exigir um processo extenso de "fraturamento hidráulico", que usa água, areia e químicos para fraturar a rocha onde o gás está contido e assim permitir que vaze para fora do poço. 
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/imagens/fraturamento-hidraulico.jpg
O fraturamento hidráulico( imagem acima), segundo os críticos, contamina as fontes de água subterrâneas e pode causar outros problemas.

CAMADA DE OZÔNIO
 http://www.speedupyourlife.com/wp-content/uploads/2010/02/hole-in-ozone-layer.jpg
Fidel apoiou os críticos, citando relatórios sobre os efeitos negativos do fraturamento hidráulico e pesquisas indicando que o gás de xisto emite mais gases de efeito estufa do que o gás por poços convencionais.
http://images.travelpod.com/users/mchase/1.1310417098.the-end-of-the-world.jpg
Aquecimento: centenas de milhares de relatórios científicos apontam a submersão e fim de vários países insulares em todas as partes do mundo,especialmente da Oceanía e caribe,onde esta Cuba.

Fidel disse que estava tão decidido a divulgar o alerta que deixou transcorrer "os dias festivos do velho e do novo ano" para escrever a coluna.
Foi a primeira coluna que o ex-líder cubano escreveu desde 13 de novembro, e foi publicada após rumores terem circulado no Twitter na segunda-feira de que ele havia morrido. 

 EFF FRANKS - REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário