Brasil também ganha, e muito, com o porto em Cuba
Os "do contra" criticam o BNDES ter financiado parte do porto de Mariel, em Cuba, mas não enxergam que, para um financiamento de US$ 682 milhões, Cuba gastou no Brasil US$ 802 milhões na compra de bens e serviços (o custo total da modernização do porto foi de US$ 957 milhões, com a aporte de US$ 275 milhões por Cuba).
Na verdade o BNDES financiou o crescimento da economia brasileira através da exportação de bens e serviços. Da mesma forma que a Embraer exporta aviões, o porto foi "exportado" do Brasil. Uma estimativa de geração de empregos diretos, indiretos e induzidos no Brasil chega a 156 mil. Cerca de 500 empresas brasileiras se beneficiaram com essa obra.
Esse tipo de operação é comum e não é nova. Já vem sendo feita pelo Brasil com diversos outros países, principalmente da América Latina, África e Oriente Médio há décadas.
Reflete também o crescimento do Brasil e a inserção internacional, pois a China, o Japão, os EUA, os países Europeus mais ricos, todos tem esse tipo de linha de crédito. Quando financiam alguma infra-estrutura no exterior, os contratos exigem que as empresas contratadas e as compras de equipamentos sejam do país que está fazendo o empréstimo.
Essa maior presença do Brasil na política externa explica as recentes vitórias de brasileiros em fóruns multilaterais com a conquista da presidência da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Outra vantagem em manter esta boa relação comercial, é que Cuba importou do Brasil em 2013, US$ 528 bilhões e exportou para nós U$ 96,6 milhões. Ou seja, a balança comercial é bastante favorável ao Brasil.
O Brasil também ganhará com o aumento do comércio internacional com o caribe e a América Central, região que sob forte influência econômica dos EUA.
Cesário Melantonio Neto, embaixador brasileiro em Cuba, explica:
“O Porto de Mariel é importante para aumentar a inserção caribenha do Brasil. Evidentemente o Brasil tem uma inserção maior no nosso entorno regional, que é a América do Sul. O Brasil tem historicamente uma inserção menor na América Central e também no Caribe. Provavelmente, com a vinda de empresas brasileiras para se instalarem no Porto de Mariel, que é um porto que oferece uma série de vantagens fiscais, mais ou menos como o modelo das zonas de processamento de exportação (ZPE) no Brasil, com sistema de drawback, sem limite de remessas para múltiplos de dividendos, haverá uma maior presença comercial do Brasil, não só em Cuba, mas em toda a região. Essa que é a importância para o Brasil do Porto de Mariel”, diz.
Oportunidades de negócios
No dia 21 de novembro, a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), realizou o seminário Oportunidades de Investimentos em Cuba, quando apresentou os principais segmentos da economia cubana de interesse para o setor privado brasileiro, como o de biotecnologia, farmácia, agropecuária, turismo, mercado imobiliário, embalagens, agricultura, tecnologia e infraestrutura, áreas que estão sob o guarda-chuva da Zona Especial de Desenvolvimento cubana. A expectativa sobre a participação no Porto de Mariel é que as empresas brasileiras se instalem ali não apenas para produzir e gerar negócios, mas principalmente para gerar exportações para o Brasil.
A BBC apurou interesses maiores de longo prazo. Eis o que diz a publicação britânica:
Interesse brasileiro e mão de obra cubana qualificada
O porto de Mariel (...) De grande profundidade, ele poderá receber navios gigantes, capacidade que poucos portos da região têm, inclusive na costa americana. Ele é modernizado no momento em que ocorrem também as obras de ampliação do canal do Panamá.
Após a reforma, o canal será a rota de passagem de navios "pós-panamax", com três vezes mais capacidade de levar contêineres que as embarcações que trafegam pelo local atualmente.
"Boa parte do comércio da Ásia para a costa leste dos Estados Unidos passa pelo canal do Panamá. Essa área (do mar do Caribe) vai ficar muito dinâmica, por isso quase todos os países da região estão reformando seus portos", diz Luis Fernando Ayerbe, coordenador do Instituto de Estudos Econômicos Internacionais da Unesp.
Porém, diferente das nações vizinhas, Cuba não pode se aproveitar das oportunidades comerciais relacionadas ao comércio com a costa leste americana devido ao embargo promovido por Washington.
Por isso, o Brasil vê o investimento no porto como uma aposta futura no fim do embargo.
A ideia é instalar indústrias nacionais (brasileiras) na zona franca de Cuba para produzir aproveitando-se dos incentivos fiscais e flexibilidade para a contratação da mão de obra cubana altamente qualificada.
Dessa forma, o Brasil teria um posto avançado para exportar inicialmente para a América Central e depois eventualmente para os Estados Unidos, segundo Thomaz Zanotto, diretor do departamento de relações internacionais e comércio exterior da Federação das Indústrias do Estados de São Paulo (Fiesp).
A opção por investir em Cuba, em vez de em outro país caribenho, se dá exatamente pelo isolamento de Havana – onde o Brasil não sofre com a concorrência americana.
Por enquanto, as duas nações ainda discutem que tipo de empresas brasileiras se instalariam na zona franca cubana. As negociações apontam para indústrias de alta tecnologia, que tirariam proveito da qualificação dos trabalhadores cubanos. Umas das primeiras opções é a indústria farmacêutica.
Oposição
O PSDB e outros partidos de oposição, como o PIG, alegam que o BNDES deveria emprestar este dinheiro para os portos nacionais. A crítica ignora que o BNDES também financia todos os portos nacionais que apresentam projetos viáveis e seguros.
Segundo Thomaz Zanotto (o diretor da FIESP), a crítica não procede. O que pesa no caso brasileiro são outros fatores que dificultam a agilização de projetos, como licenças ambientais, e não o financiamento.
(com informações da BBC e do blog do Panalto)
*Helena Sthephanowitz
Nenhum comentário:
Postar um comentário