Uma chance para a ONU agir
Está chegando à costa de Gaza o Rachel Corrie, um barco da flotilha interceptada pela marinha istraelense no início da semana que havia ficado para trás. Segundo a BBC, o barco, de bandeira irlandesa, está a 240 km do litoral de Gaza, mas desacelerou sua marcha para não se aventurar á noite na área patrulhada por Israel.
Há algumas horas, portanto, para evitar-se novas cenas de violência e perdas de vidas. Na embarcação está Mairead Corrigan Maguire, Prêmio Nobel da Paz em 1976, por sua ação em favor da paz na Irlanda do Norte, nos anos 70. No barco, a carga, entre outras coisas, é composta por cimento, cadeiras de roda, equipamentos médicos,lápis e cadernos. Israel diz que há equipamento militar para o Hamas. No porto de Gaza, uma multidão se aglomerou para receber o barco, cuja chegada era esperada para hoje.
Onde está a ONU diante disso. Onde está a iniciativa? Porque não enviar já uma comissão para o Rachel Corrie e dar consequencia prática à exigência de que cesse o bloqueio a Gaza, que todos dizem condenar.
Israel não atacará uma embarcação onde houver uma delegação das Nações Unidas. Por mais tresloucados que tenham sido seus gestos, isso não fará.
Um pequenino barco, levando gente com a coragem de evitar a luta, pode mudar o curso desta história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário