Páginas
Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem, como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça.
É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.
É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.
Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.
Fernando Evangelista
quinta-feira, julho 08, 2010
Dilma +++ Vencerá no 1º Turno se DEUS quiser
Serra só quer "debates" no PIG (na imprensa golpista) e entidades de latifundiários, banqueiros ou empresários paulistas.
Serra é igual time ruim que, para tentar ganhar, só quer jogar em casa, só vende ingressos para sua torcida, e faz conchavos para escolher o juiz a dedo, e ganhar no tapetão.
Mesmo assim, Serra perdeu feio para Dilma no Roda Viva, quando comparamos as entrevistas dos dois. Serra jogou em casa (na TV Cultura do governo demo-tucano de São Paulo), com sua torcida, e escolhendo os "juízes" (entrevistadores) a dedo.
A surra que Serra levou foi tão acachapante, que a cabeça de Horódoto Barbeiro rolou do programa.
Serra precisa criar coragem de sair da barra da saia do PIG e falar ao povo a que veio.
A campanha eleitoral toda é um debate nacional de propostas para o Brasil. E Serra foge do debate, sem a proteção do PIG.
Foge de apresentar suas propostas aos brasileiros, as mesmas do tempo de FHC. Foge de falar sério.
Dilma e Lula tem projeto de nação. Eles planejam o Brasil para ser a 5ª economia do mundo, e um país rico, com um povo rico e de alto nível educacional, com todo mundo de classe média para cima. Uma potência mundial influente exportando para o mundo humanismo e prosperidade para fazer um planeta melhor e saudável de se viver.
Serra e FHC não tiveram e não tem projeto de nação. Tem projeto de poder. Eles querem o poder pelo poder, para se perpetuarem lá.
Por isso o discurso de Serra não sai de picuinhas. São bordões insossos de marqueteiros como "o Brasil pode mais", factóides como suposto dossiê que ninguem viu (a não ser que se chame o livro "Nos porões da privataria" de dossiê). Factóides sobre "propostas radicais". Demagogia debochada sobre o Bolsa-família. E tudo com o suporte do PIG para alimentar esses factóides.
dosamigosdopresidentelula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário